quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como administrar um catálogo com 18 modelos?

É uma resposta difícil que nem mesmo a HDMC sabe.

Números da ABRACICLO referentes a junho foram divulgados, o balanço conta com cerca de 3300 unidades produzidas e vendidas. 

As novidades do catálogo estão puxando as vendas: Fat Bob com 250 unidades vendidas, Switchback com  130 unidades vendidas, XL 1200 custom com 250 unidades vendidas, Blackline com 200 unidades vendidas, Street Glide com 180 unidades vendidas e a família VRSC com 570 unidades vendidas já respondem pela metade das vendas.

Se trouxermos as best sellers Fat Boy em sua versão Special com 320 unidades vendidas e a Sportster 883 em sua versão Iron com 360 unidades vendidas pode se comprovar que os modelos dark estão mandando na produção.

Enquanto isso, começam a aparecer algumas filas de espera pelas Ultra Limited e Heritage Classic (somente fazendo pedidos à fábrica) e quem procura uma Sportster 883R ou uma Fat com a roupa tradicional precisa de sorte para encontrar um modelo na loja ou se conforma em comprar um modelo dark.

Morreram os cromados ou estão sendo mortos pela "tendência" da fábrica em valorizar os modelos que visam conquistar um público diferente do habitual?

Para uma marca que tem o diferencial da tradição, abandonar os clientes habituais ou empurrar modelos que não são os da preferência não me parece a melhor forma de manter as vendas.

Deve haver alguma forma de conquistar novos clientes, que está sendo muito bem conduzida, e manter os clientes habituais. Já escutei e li alguns relatos de clientes que gostariam de trocar suas motos por motos zero por conta das melhorias (ABS nas Heritages, motor TC103 nas tourings), mas não encontram para pronta entrega e são obrigados a escutar os vendedores dizendo que pode fazer a encomenda, mas se não quiser temos a Street Glide ou a Fat Boy Special para pronta entrega e na empurroterapia vai se fazendo a fama dos novos modelos.

Não custa programar pelo menos um modelo tradicional nos dealers, afinal a mesma linha de montagem da Street Glide deve conseguir montar a Ultra Limited e a mesma linha de montagem das softails deve conseguir montar alguns modelos cromados. Esperar quase um mês por um modelo conhecido e de público fiel não é muito fácil de engolir...

3 comentários:

andré disse...

Na rua estou vendo mais Harleys que as motos custom japonesas que custam em média 32,34, mil reais e com cilindrada de 750, 800, 900, 1500. Será que o público está achando as japas caras em relação as HD´s? Abs.

wolfmann disse...

Acho que é a política de preços HDs que favorece isso.

Não vejo muita vantagem em comprar uma cópia por preço muito similar ao original.

E se você prestar atenção vai ver que tem muita gente preferindo uma HD usada a uma japonesa zero.

Anônimo disse...

Acho que dificilmente eu compraria outra HD . As zero Km vem com muita eletrônica e ABS e usada eu não quero. Então, a minha foi a primeira e será a última.

Leoclima - Teresópolis.