quarta-feira, 18 de maio de 2011

tensores trocados

Foi feita a manutenção da troca dos tensores da corrente do comando de válvulas.

Serviço feito pelo Paulo Leal em sua oficina. Ainda não peguei a moto por conta da chuva que vem caindo, mas ele inclusive combinou de trazer a moto para mim.

O serviço em si necessita de ferramental e experiência e o mecânico mais indicado para tal foi o Paulo Leal. Nada a discutir sobre a escolha.

A troca exige uma desmontagem na parte baixa do motor e na parte de cima para que os comandos e varetas fiquem soltos e possa ser trocado os tensores. De acordo com ele os tensores originais ainda estavam em boas condições, mas como essa troca é preventiva e já tinha achado todas as peças necessárias na Brazil Custom, trocou-se e a próxima troca se dará em mais 30.000 milhas (48.000 kms).

Como já disse em posts anteriores, a recomendação é de troca a cada 40.000 milhas, mas como já passei por alguns problemas devido às condições brasileiras de uso, estou adaptando o programa da fábrica de acordo com a experiência adquirida.

Custo da brincadeira: R$950,00 de mão de obra e R$1.350,00 de peças. Foram trocados os tensores com os p/n 39964-99A e 39954-99A (R$650,00) e para isso recomenda-se a troca das juntas p/n 25244-99A, 25607-99 e 25610-99 (R$480,00) e o calço p/n 39965-99 (R$20,00), além do óleo e filtro de óleo (R$200,00).

Na desmontagem da parte de cima da moto (tanque, banco, filtro de ar) para ter acesso às varetas foi descoberto um suporte quebrado. Não sei se foi por fadiga de material ou outro problema, mas esse suporte foi soldado (R$60,00) para ser novamente colocado no local.

Outro problema descoberto com a desmontagem do filtro foi sujeira no coletor de admissão, elemento do filtro de ar muito deteriorado pelo uso e contaminação por óleo dos bicos injetores. Os bicos foram limpos (R$160,00), assim como o coletor.

O elemento do filtro de ar segue até conseguir um novo. Ainda não verifiquei na Brazil Custom, mas já encontrei o p/n no manual de instalação do kit SE: 29442-99C.

Esse elemento de filtro de ar é bem difícil de ser encontrado a venda em separado do kit SE, mas tem equivalência com o filtro K&N p/n HD-0800 ou o Zippers p/n 117-296.

Vou procurar para providenciar a troca quando terminar a revisão de 30.000 milhas (48.000 kms) onde vou terminar de trocar os lubrificantes da caixa de marchas, da primária e da suspensão dianteira, provável troca de pastilhas de freio traseiro, troca do mangote de fluído de freio (a parte rígida encontra-se muito oxidada), reaperto geral, regulagem da correia secundária e limpeza dos contatos elétricos.

Depois desse serviço, o custo de manutenção subiu para R$ 0,49/km rodado. Vamos ver como fica após o término da revisão.

10 comentários:

Tovar disse...

Wolfmann, mais uma vez vc passa informações valiosas para todos. Fico contente que a manutenção tenha transcorrido na melhor forma que era possível. Pelo que pude notar, não foi necessária a troca das correntes, nem mexer na bomba de óleo. O fato dos tensores estarem em bom estado deixa-me mais aliviado com relação aos meus, mas assim que tiver tempo abro a timing cover.
Valeu meu caro.

wolfmann disse...

a idéia é trocar antes que haja algum pepino grave. Não tem jeito de fugir dessa manutenção, exceto vendendo a moto antes.

Sendo assim, verificar periodicamente e fazer a troca dentro do recomendado evita problemas mais graves.

A Electra de um amigo dos Biduzidos, Celestino, já conta com 100.000 kms sem problemas, fazendo a troca duas vezes (a cada 40.000 kms).

MCamillo disse...

Caro Wolfmann,

Essa relação de peças para a manutenção se aplica para todas as softail com TC88?
Pergunto pois minha moto é uma Heritage Custom 2006, que creio deva ter os mesmos componentes da sua Fat.
Desde já, agradeço a ajuda.

wolfmann disse...

de acordo com o que consegui apurar, esse kit de peças resolve a manutenção preventiva.

Ou seja, se você está fazendo a troca sem que haja nenhum problema extra, essa relação se aplica a todos os TC88 (tourings e softails).

MCamillo disse...

Wolfmann,

Ao tempo em que agradeço, uma vez mais, por sua informações, quero lhe cumprimentar pela excelente qualidade do blog.
Grande abraço!

Tovar disse...

Abrí a timing cover, observei o tensor em bom estado, sem quebras , sem degrau por desgaste (33000 Km). Suponho que o segundo tensor, próximo aos cames esteja na maesma condição. Acredito poder rodar ainda uns 15000 Km enquanto vou comprando aos poucos os componentes para troca.
Fica no ar uma pequena suspeita a respeito de algumas unidades com desgaste prematuro : estariam "mentindo" a kilometragem ?

wolfmann disse...

Está abrindo bem antes do recomendado (40.000 milhas, 64.000 kms) apenas por precaução.

Eu abri aos 40.000 kms (25.000 milhas) estava tudo em ordem também. Troquei por precaução agora para não me preocupar com quebras na estrada, mas o estado geral era bom também, acredito que chegaria ao limite recomendado.

Algumas unidades mostraram desgaste antes disso (a FX foi assim).
Não dá para tirar uma conclusão porque já comprei essa moto usada e já tinha as minhas suspeitas por conta do desgaste excessivo do pneu dianteiro.

Sei de alguns colegas que alegam problemas de infiltração no velocímetro para efetuar a troca (e como a turma do Izzo não programava o velocímetro para receber as leituras antigas da ECU, acabava zerando o odômetro), mas não podemos generalizar.

Acho que vale a precaução, não é uma verificação complicada de ser feita e a gente fica mais tranquilo.

Tovar disse...

Caro Wolfmann,
conforme informei anteriormente, verifiquei que os tensores da minha Fat estão ok, contudo, o Paulo Leal plantou uma pulga na minha orelha acerca de uma deficiência na lubrificação dos TC. Veja em http://wwwmartelo.blogspot.com/ no tema Mitologia ou Verdade. Espero que seja só casos isolados. O fato é que comprei uma Harley pelo projeto simples e funcional, e me deparo com uma dúvida sobre a confiabilidade da mecânica, mesmo ciente de que não existe motor que dispense revisões regulares.
abraço

wolfmann disse...

Esse "calcanhar de aquiles" vira e mexe é comentado por aqueles que vivem mais diariamente a mecânica das Harleys.

O próprio Donny Petersen já comentou que o TC96 vinha com uma evolução muito desejada: o fim da obrigatoriedade de verificar o timing kit, exatamente pela possibilidade dele ser a origem de entupimentos nos dutos de lubrificação.

Na prática vi raros casos desse problema (esse é o segundo caso que eu vejo o problema e os relatos, mesmo nos EUA, são muito esporádicos), mas como você mesmo já disse: pode acontecer.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar.

Alex Garage disse...

Prezados, concordo com Wolfmann, a manutenção preventiva é o melhor caminho nesse caso, a opção de colocar o kit de engrenagens da S&S é mais cara mas em compensação acaba com esse tipo preocupação,além de melhorar muito o torque e curva de potência do motor por conta do novo comando do kit(eu mesmo uso no meu motor) por outro lado a substituição pelo kit original é bem mais em conta e pode te dar em torno de 48000 KM de uma possível tranquilidade. Eu já vi algumas vezes aqui na oficina motos com uma kilometragem bem menor , tipo 28000KM e 39000 entre outras já apresentarem problemas no esticador e causarem tragédias no motor, por isso se sua moto tem kilometragem em torno de 40000 KM creio que vale dar uma conferida.É claro que o tipo de uso que se faz e a manuteção que é dada, vão ser fatores de aumento ou não na vida desses componetes.Quem tem uma tocada mais forte deve ter uma atenção maior nesse sentido. Se você tem planos de ficar com a motocicleta por mais alguns anos e está na hora dessa checagem, acho que vale o investimento da substituição pelas engrenagens, além do benefício dos novos comandos a moto fica muito mais honesta, vale muito a pena após a troca vc vai se perguntar por que não fez isso antes, pode ter certeza. Manutenção em dia é tranquilidade na certa!