quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

o motor TC 88B também vibra

Sexta feira passada (19/02) estava na Lagoa remapeando a moto do Monge, uma Fat Boy 08. Ele se animou a comprar o SERT e fomos colocar o mapa desenvolvido aqui no Rio que já vem sendo usado em vários motores TC 96.

A minha Fat é mais antiga e usa o motor TC 88 e consegue andar melhor que qualquer TC 96 stock (comprovado mais uma vez nas primeiras passagens que fizemos na Lagoa), mas precisa muito esforço para acompanhar o TC 96 remapeado.

Para acompanhar a moto do Monge após o remapeamento foi preciso esticar as marchas até o giro de corte e depois de algumas passagens arrumei um barulho na parte de baixo do motor que me dava a nítida impressão de ser problema na biela.

Resultado: foi para a Brazil Custom na segunda feira para tentar descobrir o causador do barulho. Não havia nada solto externamente e o palpite foi problema no esticador da corrente do comando (não confirmado) e depois estator solto (confirmado para minha sorte) e evitamos ter de abrir o motor para verificar a biela.

O estator fica preso internamente na parte interna da primária e precisou ser desmontada para ter acesso aos parafusos. Um deles estava frouxo (um quarto de volta para ser preciso) e após o aperto o barulho acabou.

O parafuso afrouxou exatamente por conta da vibração do motor em regime de giro alto e pode não parecer, mas o Twin Cam também vibra.

Com essa brincadeira, a troca da bateria e o parafuso da mesa que quebrou em janeiro o custo por km rodado baixou para R$ 0,47 (R$ 90,00 para reaperto do estator, R$ 600,00 para uma bateria nova e R$ 140,00 para troca do parafuso da mesa) em 37200 kms.

Estamos chegando na revisão dos 40000 kms e farei novo balanço.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Adelino, também encomendei na Brazil Custom o SERT (acho que era esse mesmo) + velas screaming eagle e cabos de velas novos tb. Estou aguardando todos estes componentes chegarem para poder instalar e sentir a diferença na moto, a minha era aquela FatBoy com pintura Chama, conversei rápido contigo no dia 24/02, lá na Brazil Custom, Abços, tudo de bom pra vc e Silvana !!!
Abços ,
Alex

wolfmann disse...

você vai sentir uma diferença grande. Excelente aquisição.

Eu troquei os cabos de vela originais pelos cabos do Carlão da Custom King e achei que a moto deu uma melhorada, imagino que vá sentir mais diferença ainda usando os cabos SE.

O pessoal da Brazil Custom também tem o mapa que foi modificado por nós e deve ser o mapa que vai ser usado na sua moto.