terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ciranda financeira

Voltamos a ver cenas do passado que ninguém mais queria ver. Instituicionalizou-se o prazo de trinta dias para a entrega da motocicleta vendida e PAGA ao comprador.

Relatos de diversos colegas dão conta que os vendedores pedem prazo de trinta dias para entregar e emplacar a moto, mesmo que ela se encontre no salão.

Se o colega que comprou a moto começa a reclamar, a moto é entregue sem placa e o proprietário deve aguardar liberação de gravame para poder efetivar a transferência, ou seja, todas as motos zero km são motos de segundo dono porque elas se encontram vendidas para um banco parceiro do revendedor autorizado.

O motivo, segundo informações que nunca são confirmadas oficialmente, se deve ao fato da HD Brasil não vender ao autorizado motocicletas em regime de consignação, devendo as mesmas serem pagas antes do embarque para as lojas autorizadas.

Com isso, o revendedor formou uma parceira com um banco, que normalmente vai mudando ao longo do ano, que compra as motos recebendo-as como garantia para ser revendidas nas lojas HD. Somente após a quitação desse primeiro financiamento é que o gravame é levantado e a moto pode ser transferida para o proprietário.

Essa prática é perfeitamente legal, mas não há nenhuma alma caridosa presente no revendedor autorizado que explique o motivo da demora de trinta dias se o procedimento administrativo da quitação junto ao banco original e baixa do gravame no Detran não costuma demorar mais do que cinco dias... restam vinte e cinco dias em que o autorizado manipula o valor pago pelo comprador até que a moto seja registrada, entregue e emplacada.

Se alguém conseguir explicar isso, por favor fique a vontade para fazê-lo. Enquanto isso vamos vivendo o "não vale a pena ver de novo" que dá origem ao famoso bordão "Fuck Izzo".

5 comentários:

Lins disse...

Pense em ti tento uma loja e moto e vendendo-a amanhã, ela é teu estoque. Agora pense em pessoas vindo todos os dias para ver a moto que você tem e comprando-a também.
É fácil manter um produto como chamariz por 30 dias e ainda assim poder capitalizar com o dinheiro pago pelo banco em financiamentos. Porque ainda que paguemos uma parcela, o valor TOTAL do veículo será entregue a "tua" loja. Dinheiro do primeiro ao ultimo comprador no prazo de 30 dias.

wolfmann disse...

Lins, em 2006 quando comprei a minha Fat já foi assim.

Ao demonstrar o desejo em adquirir a motocicleta fui informado que a moto em exibição já estava vendida e que a minha moto estava em Manaus, levando dez dias para chegar ao Rio.

Considerei o tempo de aprovação do financiamento e fiz negócio.

O financiamento foi aprovado, a moto não chegou (talvez ainda estivesse sendo montada) e o prazo de dez dias acabou virando mais de trinta dias, a ponto de falar com o vendedor que não iria pagar prestação de um veículo que não estava na minha mão.

Financiamento recalculado e paguei a primeira parcela cinco dias após ter pego a minha moto emplacada, cerca de 50 dias após ter fechado negócio.

De 2006 para cá a coisa não evoluiu. Hoje se fala em espera de 20 dias para entrega do modelo alienado a outro banco, o que impede o licenciamento.

São percalços da compra do veículo novo que só vejo serem relatados na compra das HDs. Há coisa de três meses (29/12 - com o Detran fechado para as festas de fim de ano), comprei um carro zero km e o mesmo estava em minhas mãos, licenciado e com IPVA do resíduo 2009 pago em 5/1.

Essa atitude do revendedor HD deve ser repudiada e os novos proprietários devem pressionar de todas as formas possíveis visando o fim dessa prática, pois em 2008 isso havia acabado.

Lins disse...

Ainda que cada um faça uma reclamação quanto a isso, faltaria forças contra todo o imperio das revendas de automoveis, fica-se apenas sabendo que estão se beneficiando e muito com essa "estrategia de venda" que não nos acrescenta nada!!
A propósito, acabei parando por aqui ontem quando pesquisava sobre a ciranda financeira na questão dos investimentos. Estava vendo como o governo manipula essa questão para evitar a ação de investidores que usam a especulação para levantar os valores das cotas.
Mas isso ja é uma outra historia...

wolfmann disse...

quando dei esse nome ao post não pensava no mercado financeiro, mas sim no tempo que a não entrega da motocicleta propicia ao revendedor HD com o dinheiro da venda a custo zero já que a moto é paga na sua integralidade, seja pelo consumidor ou pelo banco que financia o saldo devedor, e o bem só é entregue 30 dias após.

Esse mesmo revendedor já tem alguns problemas com a fábrica, tanto é assim que não existe venda em consignação feita pela fábrica ao revendedor, somente liberando a motocicleta após o pagamento integral da mesma.

A prática já rendeu um inquérito feito pelo MP-RS e a assinatura de um TAC contra a prática abusiva na relação de consumo.

Essa prática vem sendo uma forma do revendedor autorizado financiar-se com o dinheiro do consumidor e a custo zero, como já havia mencionado acima.

Anônimo disse...

Meu nome é Murilo e infelizmente caí no conto do vigário da Izzo também.

Comprei a moto em 16 de abril 2010, paguei 50% do valor da moto como entrada. Me disseram que demorava 10 dias pra moto vir de manaus e ser montada. Disse que só pagaria o restante quando tivesse a nota fiscal nas mãos. A Nosta só saiu 30 dias depois em 12/maio de 2010. Paguei o restante da moto e até hoje dia 11/junho ainda não liberaram a moto. Sempre com essa história do Gravame. É um absurdo, paguei a vista e ainda não levei a moto. Estou consultando um advogado. Pretendo entrar com ação contra o grupo Izzo, isso é um absurdo, stão usando meu dinheiro para financiar a operação deles. Vou preparar uma carta em inglês e tentar enviar a sede da Harley Davidson. Estou realmente muito frustado e me sentindo lesado com o que vem ocorrendo e ninguém por lá do grupo atende ou retorna as ligações de modo coerente. Acho que fiz um péssimo negócio, como será a revisão da moto dauqi pra frente? E quando precisar de peças, lamentável o monopólio desses caras, mas pelo que soube parece que tem data certa para terminar, dezembro de 2015. Até lá fico aqui com minha indignação. Abraços e desculpe pelo desabafo.