terça-feira, 28 de julho de 2020

usando o Bell Star MIPS



No "inverno carioca" eu costumo trocar o capacete aberto pelo capacete integral e estou com o Star MIPS na cabeça desde junho.

Como houve uma postagem negativa sobre esse capacete achei que valia a pena passar as impressões sobre o uso do capacete.

Sem desmerecer a experiência negativa do consumidor que teve problemas com a viseira soltando e mau pós venda do importador da Bell, mas estou bastante satisfeito com o capacete.

Comprei em novembro de 2018 para substituir o Nolan N-44 e de lá para cá não tive nenhum tipo de problema com o capacete ou viseira.

Tem boa ventilação e vedação do vento, tanto que preciso estar constantemente vigiando os pardais de velocidade pois é muito fácil chegar sem perceber a velocidades acima de 100 km/h e com o isolamento social e tráfego mais livre fica muito fácil ser premiado com uma foto do pardal.

A viseira Panovision é uma viseira fotocromática, escurecendo e clareando conforme a intensidade da luz e foi uma das críticas que o modelo recebeu pois o consumidor esperava que essa mudança fotocromática fosse "mais rápida". 

Não sei o que o pode ser considerado como uma mudança fotocromática "mais rápida", mas é claro que a viseira clareia e escurece em um processo que exige tempo mínimo e no momento em que estiver totalmente escura nunca terá a mesma eficiência que uma lente escura que é usada em óculos de sol.

Como medida, saio com o capacete em dia de sol da minha garagem e quando chego na esquina (cerca de 200 metros) a viseira já está escura. 

Aqui no Rio é comum transitar em túneis e meu trajeto normal inclui pelo menos dois deles. A viseira clareia rapidamente (cerca de 50 metros já tenho uma visão bem clara dependendo da iluminação pública) sem causar qualquer tipo de problema de visão. Na saída do túnel o efeito de ofuscamento com a claridade cessa rapidamente, com os olhos se acostumando facilmente à mudança de luminosidade.

E, como já postei acima, no sol de meio dia a luminosidade fica atenuada, mas não chega a escurecer totalmente como estivesse usando óculos de sol.

Para meu uso, a viseira Panovision é melhor que usar óculos escuros, que só se mostram mais eficientes no horário de pico da luminosidade do sol.

Em dias nublados e a noite a viseira dá conforto.

Sobre o uso do casco fiquei bastante satisfeito. O capacete tem tamanho bom, não laceou e não cansa com uso prolongado.

Sobre a proteção MIPS não posso dizer muita coisa pois não testei (e espero não testar), mas é uma proteção "invisível", sem incomodar ou alterar o uso.

Detalhe para quem usa óculos ou gosta de usar fones intra-auriculares: o capacete é justo e não permite o uso de fones com conforto e os óculos precisam ser colocados usando os dedos para afastar as orelhas e ajustar as hastes dos óculos.

Até o momento o Star MIPS foi uma escolha acertada.

Nenhum comentário: