quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

ABRACICLO: números finais de 2019 e números iniciais de 2020

Dentro do segmento premium a BMW mantém sua liderança: vendeu 10.307 unidades e produziu 9.683 unidades, com destaque para a linha GS tanto na "rainha" 1.250 quanto no "modelo de entrada" 310.

A HDMC atingiu em mais um ano a meta de 6.000 unidades vendidas. Em 2019 foram 6.057 unidades vendidas e 6.249 unidades produzidas. 

Para efeito de comparação a HDMC vendeu 5.987 unidades e produziu 5.739 unidades. Isso representou um aumento de cerca de 1% nas vendas e cerca de 9% na produção.

Em relação às projeções do primeiro semestre, a HDMC ultrapassou em 10% as vendas projetadas, mas ficou abaixo 2% na produção projetada demonstrando um acerto na estratégia de vendas com objetivo de chegar ao final de 2019 com um mínimo de encalhe no pátio.

Por outro lado, as promoções de valorização da moto usada na troca pelas Softails 2019, além de bônus na compra, mostra que o encalhe foi parar na mão dos dealers e isso vai refletir no primeiro semestre de 2020.

O Top Ten da HDMC em 2019 ficou com a best seller Iron em suas versões 883 e 1.200 vendendo 1.264 unidades (1.201 unidades produzidas), seguida pela Fat Boy em suas versões 107 e 114  no segundo posto vendendo 1.228 unidades (1.295 unidades produzidas), Fat Bob em suas versões 107 e 114 na terceira posição vendendo 889 unidades (984 unidades produzidas), em quarto vem a Road Glide com suas três versões (Limited, Special e Ultra) com 520 unidades vendidas (527 unidades vendidas), em quinto aparece a Ultra Limited com 439 unidades vendidas (458 unidades produzidas), em sexto a Sport Glide (que venceu a "concorrência interna" com a Softail Slim e Street Bob, descontinuadas em 2020) com 316 unidades vendidas (333 unidades produzidas), na sétima posição vem a FXDR (que vem ganhando o gosto do público e desbanca a Breakout) com 263 unidades vendidas (281 unidades produzidas), em oitavo aparece a Road King Special com 229 unidades vendidas (248 unidades produzidas), em nono aparece a Deluxe (produzida durante o ano todo ao contrário da Heritage que só voltou no segundo semestre com o motor 114) com 165 unidades vendidas (147 unidades produzidas) e fechando em décimo a Street Glide Special com 158 unidades vendidas (165 unidades produzidas).

A família CVO vendeu 69 unidades (56 unidades produzidas), um marco para um modelo que custa acima de R$ 150.000,00.

Não consigo eleger o "mico" de 2019 por conta da estratégia de vendas da HDMC que modificou o catálogo antes mesmo de liberar o catálogo 2020. Em 2018 postava sobre as fracas vendas da Softail Slim e Street Glide Special durante o ano, mas 2019 mostrou números razoáveis com a Street Glide Special figurando no Top Ten e a Softail Slim encerrando carreira vendendo 114 unidades (102 unidades produzidas). Vale notar que a Breakout saiu do Top Ten e teve um desempenho bem abaixo da expectativa (144 unidades vendidas para 150 unidades produzidas) perdendo feio para a FXDR (sétima colocada no Top Ten).

Alie-se ao fato da Heritage ter tido um ano sabático, passando o primeiro semestre fora do catálogo para dar espaço à Sport Glide (sexto no Top Ten) e voltando no segundo semestre com a motorização 114 e mesmo assim vendeu 74 unidades (73 unidades produzidas) e o lançamento da Low Rider Special (em três meses vendeu 47 unidades, produzindo 90 unidades) deu a 2019 um ano movimentado para o catálogo.

Para finalizar a análise de 2019, a Sport Glide mirou no que viu e acertou o que não viu. O modelo iniciou no catálogo buscando o lugar da Heritage (que voltou no segundo semestre com o diferencial da motorização 114) e acabou eliminando a Street Bob e a Slim para 2020. A saída da Slim era esperada por perder espaço para a Street Bob, mas a Sport Glide acabou caindo no gosto do público do modelo de entrada da família Softail.

Ainda é cedo para traçar projeções para 2020: a HDMC vendeu 331 unidades e produziu 360 unidades projetando pouco mais de 4.000 unidades para 2020 e esta não deve ser a meta. Os modelos best seller iniciam o ano normalmente (Iron com 65 vendas, Fat Bob com 58 vendas, Boy com 54 vendas,  Road Glide com 38 vendas, Limited com 28 vendas e Road King Special com 25 vendas), mas os demais modelos tem números pouco significativos (Street Glide Special com 13 vendas, Breakout e Sport Glide com 11 vendas cada, Low Rider S e FXDR com 6 vendas cada,  Deluxe com 5 vendas e Heritage com 5 vendas cada).

Em 2020 a família CVO já anota 6 vendas.


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