segunda-feira, 17 de setembro de 2018

procurando um novo capacete

A viagem nos EUA foi a despedida do N-44.

Apesar de não ter completado 4 anos com ele, o N-44 padeceu do mesmo mal do N-43: mesmo tendo comprado um casco menor do que o casco do N-43, o N-44 ficou frouxo e me obrigou a usar uma bandana para evitar que ficasse balançando com a velocidade do vento, me deixando incomodado com o movimento.

Gostei dele, foi um capacete versátil pela possibilidade de ser transformado em capacete aberto ou fechado, mas é meu encerramento com a Nolan.

Como mantenho o Custom 500 da Bell em uso (alterno com o Taurus customizado). não vou mais investir em um capacete com casco fabricado em policarbonato: o próximo será um capacete fabricado com materiais mais nobres, tricomposto de policarbonato, kevlar e fibra de carbono.

Não se encontra um capacete com casco tricomposto sem ser fechado.

As opções que tenho visto são o AGV Corsa, Corsa-R (evoluções dos meus últimos AGVs), mas as pinturas "racing" não me atraem.

A melhor alternativa que vi foi o Bell Star MIPS (evolução do Star) e o Bell Pro Star (mais antigo que o Star MIPS).

Com a atual cotação do dólar e euro não vale a pena fazer a importação direta da FC-Moto (um Corsa-R custa 850 Euros, acrescidos do imposto de importação e frete chega fácil a quase 1500 Euros ou 7.800 Reais) e devo cotar nas lojas brasileiras, mas antes quero ver se encontro esses modelos Bell para poder avaliar melhor.

7 comentários:

Vitor Capello disse...

Ja deu uma olhada nas opções de Tri Composto da Nexx?

já adianto que o Casco portugues é 1 numero menor que o nacional

Eu uso 62 normalmente, mas nexx é 64.

wolfmann disse...

Não olhei o capacete da Nexx, seu comentário chamou a minha atenção e fui olhar.

Realmente o preço é melhor e usa os mesmos materiais, mas o projeto é mais antigo.

Repare que o capacete da AGV (Corsa-R) tem 4 tamanhos de casco externo e uma possibilidade de ajuste interno que vai deixar o capacete personalizado para o seu uso.

Já o capacete da Bell (MIPS Star) tem 3 tamanhos de casco, uma proteção interna visando absorver impactos e uma viseira fotocromática.

São detalhes a serem vistos e considerados.

Nem sempre o melhor é o mais caro e agradeço a sugestão.

Unknown disse...

Wolfmann, boa noite.
Qual a sua avaliação do Nolan N44?
Gostou do capacete? Muito ruído?
Estou pesquisando e penso em adquirir um.
O meu capacete atual é um escamoteavel da Harley, mas ele é muito pesado (1,8 kg) e muito ruidoso.

wolfmann disse...

Eu postei sobre o N-44 e o irmão mais velho N-43.

Gosto da proposta versátil pois você tem ao mesmo tempo um capacete fechado para estrada, um capacete aberto com e sem viseira para a cidade e pode até usar como um capacete para trilha (aberto com queixeira).

O ponto fraco tanto do 43 quanto do 44 é ficar largo com o uso. Aposentei tanto o 43 quanto o 44 com cerca de quatro anos de uso e depois de uma longa viagem, precisando recorrer ao uso de uma bandana para deixar o capacete firme na cabeça.

Apesar de não ter o casco construído com materiais nobres (são construídos em Policarbonato) são capacetes leves, cerca de 1,5 kg com a queixeira e viseira e 1,25 kg na versão aberta sem viseira.

A viseira veda bem, é um capacete silencioso e sempre consegui ouvir o som da Street Glide com a viseira abaixada.

O N-44 é um projeto melhor pois a rigidez do casco é dada pela viseira e pela queixeira ao contrário do N-43 que só tinha rigidez com a queixeira. Com isso, mesmo usando na versão aberta com viseira você sente o capacete bem rígido na cabeça.

E mesmo com a rigidez dada pela viseira o capacete é muito confortável: mais até que o meu Bell Custom 500, que é uma referência entre os capacetes abertos.

E para quem gosta de ter um campo de visão amplo, o N-44 é campeão. A viseira é grande e mesmo com a queixeira no lugar você não fica limitado pelo formato do casco.

Eu recomendo o capacete, não vou comprar outro porque agora quero um capacete com casco tricomposto como o meu antigo AGV GP.

Unknown disse...

Wolfmann, obrigado pelo feedback.
Acabei pesquisando mais e comprei o capacete X-Lite X-403 GT Ultra Puro Carbon.
É muito semelhante ao Nolan N44, alias são do mesmo fabricante.
Apesar de ser um pouco mais caro oferece o casco de fibra de carbono.
Agora é esperar chegar pois comprei no https://www.motoin.de

Anônimo disse...

Tenho um Shoei que vai ficando velho já (04 anos), talvez ainda nāo seja a hora de aposentá-lo. Estou considerando provisoriamente, fazer somente a troca da viseira que apresenta riscos (nāo entendo de onde aparecem estes riscos, tomo muito cuidado. Insetos?).

De toda maneira, estou paquerando este aqui:
https://www.casadocapacete.com.br/capacete-shoei-neotec-ii-matt-black-56------------/p

Agora com a Ultra, faz toda a diferença ter um escamoteável para ouvir um som. O que tenho escamoteável é HD e foi comprado fora, nāo tem o selo. Já o Shoei que menciono primeiramente, é sólido. E os demais, coquinhos...

Saudações, Wolf.

wolfmann disse...

Ricardo já postei sobre o novo capacete que comprei (https://wolfmann-hd.blogspot.com/2018/11/capacete-bell-star-mips-isle-de-man.html).

Escolhi o Bell para testar (espero que não...) a nova tecnologia MIPS que garante maior absorçáo dos impactos pelo capacete ao invés do crânio.

É um capacete integral,com uma visão periférica boa (não tem o tamanho do Nolan) e casco externo tricomposto com 4 tamanhos.

Dá uma lida.