sábado, 16 de dezembro de 2017

nova família Softail: tiro certeiro no mercado

Ontem estive na Rio HD para fechar negócio na Road King Special e no intervalo de 40 minutos o sino badalou quatro vezes.... junte isso a venda excepcional no lançamento da linha 2018 onde foram 22 motocicletas vendidas entre sexta a tarde e sábado no café da manhã e temos a medida do tiro certeiro que a HDMC deu com o lançamento da nova família Softail.

Eu já postei as minhas primeiras impressões no post sobre a minha visita ao Salão Duas Rodas e a maior parte das minhas impressões são compartilhadas pelos "velhinhos", mas isso não é a realidade.

A Fat Bob e a Fat Boy tem sido muito procuradas, principalmente as versões com os motores 114 ci, e mostram que o mercado quer novidade.

A Heritage, que muitos ficaram escandalizados com a perda dos cromados, é outra que está com boa procura.

Os modelos mais "tradicionais" como a Slim e a Street Bob tem procura baixa apesar do preço menor.

A Road Glide, a novidade dentro da família Touring, ainda não decolou.

Em resumo só resta "aceitar Jesus" porque teremos novos tempos em termos de Harley-Davidson com a grande aceitação da modernização dos modelos. Aos "puristas" vão sobrar as Sportsters, Ultras e Road Kings.

3 comentários:

Roque disse...

É o instinto de sobrevivência em "full mode": adaptação ao mercado é a ordem do dia, em qualquer tipo de negócio. Aconteceu com o mercado automobilístico e não poderia ser diferente no motociclismo, muito menos no mundo Harley-Davidson. Eu também "torci o nariz" para a Heritage 2018, nas fotos. Ao vê-la ao vivo e a cores, mudei minha opinião.

Bira disse...

Poisé, Wolfmann,

Tenho tido a mesma impressão. Salvo algumas exceções que estão de "ranhetice", a receptividade aos novos modelos (até à Heritage) tem sido excepcional.

Pra ser sincero, ainda não vi nenhuma das novas que já foram vendidas aqui em Brasília (a entrada do 13º do funcionalismo público federal costuma render boas vendas na concessionária daqui nessa época do ano, mesmo sendo período de fortes chuvas em que o pessoal não roda tanto de moto) rodando. O fato de eu não estar saindo tanto de moto ultimamente (especialmente nos fins de semana) contribui para não vê-las, mas elas foram vendidas sim.

Do estoque "inicial" (do dia da apresentação) da HD Brasília eu vi que já não estavam mais na loja:
- a Road Glide Ultra
- as duas Fat Bobs (chegou mais uma unidade de outra cor para test-drive)
- a Heritage "Special" Vivid Black (e chegou uma preto fosco com cinza para test-drive)
- a Fat Boy branca (e chegou uma 114 vermelha para venda, e uma 107 cinza para test-drive)
- a Road King Special preto fosco (não chegou outra pra test-drive ainda)
- a Breakout 114 (que não lembro a cor)

A Slim vermelha continua lá (a menos que seja outra que tenha chegado), bem como a Street Glide prateada e a Road Glide Special vermelha.

Deluxe e Street Bob ainda não chegaram no dealer daqui.

Não sou tão "velhinho" de HD assim, mas me considero um consumidor mais "tradicional" da marca do que muitos dos que estão reclamando das motos novas. Devo ressaltar que eu mesmo, quando vi as motos inicialmente por fotos, tive uma certa (considerável) rejeição. Esta rejeição sumiu por completo quando as vi pessoalmente.

Mas SEMPRE vai ter o pessoal chato que quer reclamar de tudo.

Unknown disse...

Pelo jeito preciso fazer uma visita ao dealer.
Continuo com as mesmas impressões iniciais, que inclui tanto a aceitação das melhorias quanto a rejeição pela preteação e dos ridículos piscas. Mas ainda não vi "com meus próprios olhos".
Vamos ver se consigo descer a POA num sábado do início de janeiro. Seria até bom para fazer um passeio, tirar umas fotos e ter assunto para o blog. hehe