terça-feira, 8 de novembro de 2016

linha HD 2017

O catálogo americano já saiu, mas o nosso catálogo nem sempre segue o americano.

Dan Morel postou as impressões dele sobre o novo M8 e falou sobre a linha HD 2017 brasileira (leia aqui).

Na família Sportster temos a certeza do fim da XL1200CA e a chegada da Sportster Roadster. Nada se comenta sobre a nova Roadster disputar espaço com a Sportster 48, mas não acredito em maiores mudanças permanecendo a Iron, a 48 e a Custom (XL 1200).

Na família Softail nenhuma novidade, portanto não contem com a chegada da Softal Slim ou da Fat S. A Fat Boy Special segue no catálogo brasileiro apesar da Fat Boy Lo ter saído do catálogo americano. Com isso podem contar com os dois modelos de Fat Boy (tradicional e Special), Heritage Classic, Deluxe e Breakout, todos equipados com o TC103B.

A família Touring vai ser a estrela de 2017 com a chegada do novo Milwaukee 8, mas nada de Road Glide no nosso catálogo, seguindo sem mudanças: Road King Classic, Limited e Street Glide Special.

A família VRSC acaba em 2017 e a família Street continuará ausente do catálogo brasileiro.

A grande incógnita fica com a família Dyna. Ninguém comentou nada sobre o fim do motor TC96 e a consequente chegada do TC103 equipando as Dynas e o baixo volume de venda da Low Rider não permite apostar na sua continuação no catálogo brasileiro, mas como não existe nenhum modelo para tomar o lugar da Low Rider na linha de produção pode ser que siga no catálogo para mais um ano (nos EUA, a Low Rider teve seu escapamento modificado, mas ela conta com uma "prima bombada" a Low Rider S).

Eu torço pelo fim do TC96 para que as Dynas finalmente fiquem alinhadas com o catálogo americano.

Aposta para 2017: a meta deve crescer ligeiramente (de 4000 unidades para 5000 unidades), a Limited deve promover uma nova "febre das Electras" com seu motor M8 de refrigeração híbrida (Street Glide Special e Road King Classic usarão o M8 refrigerado a ar) e a Roadster deve ganhar a "briga caseira" com a 48.

Política de preços: não acredito em aumentos para o início de 2017. O dólar não atingiu os patamares previstos para 2016, o mercado está em recessão e a Indian vem atrapalhando os negócios dos dealers nas cidades que temos as duas marcas. É esperar para ver como fica.

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