quarta-feira, 27 de maio de 2015

Indian marca apresentação oficial

Novidade da semana é o anúncio da Indian ter um stand na próxima edição do Salão Duas Rodas em outubro.

Dan Morel deixou sua opinião no blog dele (https://drdanmorel.wordpress.com/2015/05/26/indian-motorcycle-anuncia-sua-chegada-ao-brasil/), onde espera um movimento no mercado em face da tradição da marca, do bom acabamento e da tecnologia embarcada.

Vários comentários nas redes sociais e nos sites que publicaram o anúncio da Indian também esperam que a concorrência faça um movimento no mercado.

Eu não sou tão otimista, talvez por não ser fã dos modelos que a Polaris trouxe para o retorno da marca, mas espero estar bem errado.

Não espero guerra de preços entre as marcas (nos EUA a Indian tem preço ligeiramente maiores que os preços da HD) como já comentaram (e foram rebatidos por outros participantes nos comentários), mas se a entrada de um concorrente que já vem tentando incomodar no mercado nativo (EUA) trouxer um maior controle de qualidade para acabamento das HDs e peças de reposição, assim como um maior cuidado dos dealers com o pós-venda, já será um efeito benéfico para o mercado das custom.

Vamos ver de perto as Indian "brasileiras" para ver se confirmam o que já vi nos EUA.

Um comentário:

Bayer // Old Dog disse...

Concordo. Não vai ter guerra de preços, a Indian ainda é pouco conhecida no Brasil, enquanto até quem é leigo sabe que o é uma Harley. Aliás, muita gente compra justamente uma Harley no Brasil apenas por causa do nome, sem ter tido nenhuma moto anteriormente, atraído pelo lifestyle vendido pela marca.

Acho até mais provável a Indian ser um segundo brinquedo de quem tem grana para manter várias motos, se tornando um item ainda maior de luxo. Ou a primeira moto de quem já teve várias Harleys, e busca algo diferente.

O posicionamento da Harley aqui continua claro: nenhum esforço para manter o cliente fiel, com um bom pós-venda, muito esforço para atrair novos consumidores por um preço premium.

Guerra de preços? Podemos sonhar, mas é um mercado muito restrito.