quinta-feira, 16 de abril de 2015

números ABRACICLO para o primeiro trimestre

Publicados os números do primeiro trimestre e parece que a promoção Open House (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/03/hora-de-comprar-hd.html) teve um bom resultado: os modelos que participaram da promoção com taxa de juros de 0.39% tiveram um excelente desempenho no mês de março.

A HDMC aumentou a projeção de fabricação em cerca de 15% e a projeção de vendas no atacado em cerca de 30%: 6500 unidades fabricadas e 6300 unidades vendidas, mas ainda espelhando uma queda na faixa de 10% em relação à 2014 (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/01/mudancas-na-gestao-da-hdmc-brasil-e-o.html).

O top ten mudou pouco: Iron (230 unidades vendidas) segue como best seller em 2015, agora seguida pela Limited (171 unidades vendidas desovando o estoque - apenas 9 unidades foram produzidas até 31/03!), 1200 Custom (155 unidades),  Softail Breakout (mostrando como as novidades e promoções dão resultado no mercado brasileiro: 137 unidades), a família VRSC (126 unidades: 78 NRE e 48 Muscle), Fat Boy Special (111 unidades), Road King Classic (90 unidades), Sportster 48 (recuperando terreno com 78 unidades), Dyna Street Bob (outra novidade que estava na promoção mostrando seu valor: 74 unidades) e fechando a lista a Fat Boy tradicional voltando ao top ten (70 unidades).

A lista segue com Dyna Fat Bob (69), Softail Heritage (68), Street Glide (63), Softail Deluxe (56), Road King Police (38, mas sem produção desde 2013), Low Rider (28) e as CVOs aparecendo nas revendas: Street Glide (12) e Limited (8).

Algumas observações sobre o resultado do primeiro trimestre:
  •  a quebra da barreira dos R$30.000,00 para os valor de revenda da Sportster foi superada.
  • promoção e novidade é uma combinação que funciona muito bem com o marketing do life style.
  • os tradicionais best sellers da HDMC mantém seu público cativo (Iron e Fat Boy nas duas versões).
  • a família VRSC consolida seu nicho de mercado no Brasil mantendo-se no top ten desde que teve seu preço de revenda ajustado pela HDMC quando retomou o controle da operação no Brasil.
  • a Sportster 48 consolida seu espaço na preferência do público.
  • e a volta da comercialização da Road King Police, provavelmente um lote cujo empenho no orçamento do Estado não foi cumprido, uma vez que não aparece na lista de modelos fabricados desde agosto de 2014 (obrigado pela observação, Celso).

2 comentários:

Celso Abreu disse...

Wolfmann poderia falar mais sobre a Road King Police, qualquer civil pode comprá-la? Teremos modelos mais novos ou O km ? Na Rio HD tem 2013 com placa de ano no quadro 2014, como pode? Grande abraço !

wolfmann disse...

Celso, a RK Police é uma série comemorativa lançada em 2013 que a HDMC Brasil usou para comercializar restos de licitações vencidas e não pagas pelo governo brasileiro.

Foram vendidas por R$53.900 sem o tour pack adicional, sem bateria adicional, sem giroscópio e sem sirene, todas na cor branca e mais tarde receberam um medalhão específico da série comemorativa.

De comercialização normal, qualquer um poderia comprar um RK Police, mas como eram em número pequeno acabou havendo um ágio levando rapidamente a moto para o valor da RK Classic.

Como seu comentário chamou a atenção para o detalhe do ano de fabricação, fui verificar novamente o ano de 2014, e sim: foram fabricadas 31 unidades em agosto do ano passado e essa que está na Rio HD pode se uma delas, mas eu continuo acreditando que eram restos de licitações não montados que finalmente foram montados em 2014.

Não existe previsão de que essa série comemorativa venha a fazer parte do catålogo normal como a linha CVO, sendo trazidas para montagem sempre que a HDMC entrar e vencer licitações para esse modelo.