quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

projeto 2015: test drive na BMW Nine-T

Entrar na revenda me fez lembrar os "bons tempos" do Grupo Izzo quando sofria de complexo de invisibilidade, mas nada que um pouco de conversa não resolva.

Conversando, me recomendaram escolher outro modelo alegando que o modelo não se encaixa no perfil de quem usa as Harleys, principalmente as Softails e Tourings, sugerindo experimentar a RT ou até mesmo a GS, alegando que para a minha "portentosa" altura de 1,72 existem soluções para viabilizar o uso sem sofrer com o "complexo de bailarina".

Por fim, depois de aceitar fazer um test drive na RT após fazer o test drive na Nine-T, viabilizou-se o test drive.

A revenda não conta muitos modelos para test drive e aguardei que conseguissem um modelo para dar uma volta e matar a vontade. A princípio o test drive com a RT é mais simples, mas insisti em fazer primeiro o da Nine-T.

Moto estava emplacada, acredito que seja da própria autorizada, mas não vi o documento.

É uma moto com muito torque, sobe giro rapidamente e bem ágil pelo baixo peso (em comparação com a Fat). Acelerando parada dá a impressão de ser desequilibrada pelo fato do motor boxer puxar lateralmente, mais isso não se confirma andando, mostrando ser uma moto muito bem acertada para o uso.

Andei apenas pela Av. das Américas, sem acelerar o que ela pode e sem fazer as curvas que ela deseja e mesmo assim fiquei muito bem impressionado.

O freio realmente freia... e ela pára onde você quer que ela pare (as vezes antes do lugar que você queria). E isso é uma coisa que já tinha desacostumado. Parabéns para o ABS BMW e os freios conjugados.

Comparando com a XR1200 da Harley, modelo mais próximo da proposta da Nine-T, essa moto se mostra mais segura e parece ser mais rápida que a XR1200, sendo uma escolha fácil para quem já anda com a XR1200 (lamento, Bayer: mas nem tente andar na Nine-T porque vai querer trocar de moto....)

Com isso tudo e o financiamento Select é só fazer o cheque, certo? Errado. Apesar de muito bem impressionado com o conjunto não consegui "vestir a moto". A posição de pedaleiras recuadas forçando o corpo para frente, apoiando o peso nos pulsos e fazendo a cabeça ficar encolhida nos ombros não me pertence mais. Lembrei perfeitamente do tempo que andava de RD 350 LC, quando coloquei risers para levantar o guidão da posição esportiva para uma posição mais confortável (que vem a ser a posição da Nine-T) e como chegava cansado após usar a moto na cidade.

Recomendo a moto, apesar das críticas que alguns proprietários de BMW fizeram ao modelo (novamente) sobre a tecnologia embarcada se restringir aos freios. Para quem anda de Harley sem nada disso, a Nine-T é um exemplo de tecnologia.

Infelizmente, ou felizmente... vai saber, a moto não serve para o meu perfil.

7 comentários:

Bayer // Old Dog disse...

Ai, ai... Tô bem interessado nela. Mas o lance de vestir como você disse, é 90% na hora de comprar uma moto.

Mas por outro lado, essa é uma moto pra se ficar de olho usada. Tenho visto muito "yuppie/descolado/urbano" interessado nela, e o perfil desse comprador é comprar no auge da moto, andar pouco, e vender com baixa km em pouco tempo.

Anônimo disse...

Wolfman, e o TD na 1200RT? O que achou? Sei que não é o que procura, mas queria saber sua opinião sobre a moto.

FB

wolfmann disse...

Não fiz, mas estou aguardando que arrumem uma moto mais adequada à minha altura como prometeram.

Essa adequação exige um banco mais fino e mais cavado (acessório de catálogo) e regulagem de suspensão na posição mais baixa (com o pacote premium seria ajuste por botão).

Eu rodei com uma RT em Julho/2011 com banco Corbin rebaixado e não gostei por me sentir encolhido, mas era uma moto muito linear e de frenagem ótima.

Quando e se me chamarem, posto as impressões.

Catunda disse...

Pessoal, bom dia.
Ando de HD há 8 anos e gosto muito.
Não obstante, tenho uma "queda" pelas big trails, razão pela qual há uns anos pensei e desisti da compra de uma GS.
Essa desistência em parte foi motivada pelo aumento no número de roubos de motos das marcas BMW e Triumph (aqui em SP). No fim do ano passado foram noticiados roubos em que os ladrões atiraram primeiro para depois levar a moto. O roubo não foi sequer anunciado.
Sei que esse risco existe independentemente da marca da moto, carro, etc. Só estou compartilhando um fato que pesou na minha decisão.
Abraço a todos!
Thiago

wolfmann disse...

Thiago, também levo em conta esse risco, mas estava disposto a encará-lo.

Como dizia meu avô: "difícil é sair da cama todo o dia pensando se vai voltar para ela à noite. Levanta e vai fazer o que precisa".

Celso Abreu disse...

Desculpe a mudança de assunto , mas to com uma dúvida . O termo pull back é usado para o riser ou guidão? O que é pull back? Abraço , Wolfmann.

wolfmann disse...

Pull Back é um tipo de riser curvo que permite trazer o guidão mais para trás.

O Pull Back segura o guidão e o clamp prende o guidão na posição desejada.