sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

mistura E-27 ainda não foi implementada

Com a colaboração do Flávio, leitor do blog, que enviou o link do jornal Estado de São Paulo  que trata o assunto (http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,nova-gasolina-pode-ficar-para-abril-,23253,0.htm), fica a divulgação que a mistura E-27 ainda não está sendo comercializada.

Não há qualquer justificativa para o atraso, a matéria especula que o Governo pode estar esperando o resultado dos testes de durabilidade para implementar a medida em todas os combustíveis revendidos no Brasil, mas o certo é que nada mudou até o momento.

Trabalho com revenda de combustível e posso atestar que tanto a Raízen (Shell) e a Petrobrás continuam fornecendo gasolina comum e aditivada com percentual de 25%.

Ainda não há qualquer previsão para que a mistura E-27 chegue ao consumidor.

Boa notícia para o bolso de quem usa gasolina comum, como é meu caso.

7 comentários:

Flávio disse...

Wolfmann, olha esse PL no senado que revoga a obrigatoriedade de adição do álcool anidro na gasolina: http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=119391

Divulgue para o pessoal votar a favor....

Abraços.

wolfmann disse...

Flávio, o PL acrescenta apenas um parágrafo (3°) abrindo possibilidade de não haver mistura conforme a necessidade de políticas do governo e não obriga a criação de um novo produto sem adição de alcool.

Ficar na mão do governo atualmente não dá qualquer garantia de que teremos uma solução que atenda interesses de setores que não são eleitores.

Mesmo que o PL vire lei, não acredito que mudará alguma coisa no cenário nacional.

Samir disse...

Wolfmann não existe nenhum kit que ajusta a mistura de alcool e gasolina nas injetadas?

wolfmann disse...

Não. Os ajustes devem ser feitos através de download de mapa para corrigir a presença do álcool e enriquecer a mistura ou usano enriquecedores como o Fuel Pack ou Redline.

Gustavo Lara disse...

Wolfmann obrigado pelo seu blog, tem ajudado muito.
Me tira uma dúvida, uma Harley com ABS quando se pretende trocar o Ape e precisa trocar o cabos de freio e embreagem, existe a necessidade de mandar para a fabrica o freio abs para tirar o molde/codigo ou isso é mito ?

Celso Abreu disse...

Wolfmann, você tem algum enriquecedor na sua Fatboy ? Coloquei ponteiras Screaming Eagle na minha e aconselharam colocar o enriquecedor também da Screaming Eagle nela. Você acha necessário ? Abraço .

wolfmann disse...

Gustavo, a troca de guidão por um ape normalmente implica em troca de cabos, e troca de cabos implica em fazer sangria do fluído no sistema.

O Abs traz uma dificuldade extra que é manter a válvula do Abs aberta, nada mais.

Celso, usei minha moto por um ano sem qualquer ajuste na injeção após a troca de ponteira e escape. O enriquecedor tem objetivo de ajustar a mistura e ter um rendimento melhor do motor com a nova ponteira/filtro.

Não existe obrigatoriedade, principalmente com a troca apenas do escape. Rode e veja se agrada. Se achar que pode melhorar, troque filtro e aí sim pode ser que você sinta falta de um ajuste na injeção.

Para esse ajuste existem várias opções de enriquecedores e interfaces para reprogramar a ECU.

Conforme seu bolso e necessidade, você escolhe a melhor solução para você.