quinta-feira, 17 de outubro de 2013

2013 ou 2014?

Recebi alguns e-mails após o Salão Duas Rodas perguntando se vale a pena esperar a linha 2014.

Não existe uma resposta para isso.

São duas inovações importantes em termos de segurança: o ABS conjugado nas Tourings e o ABS nas Sportsters.

Até que ponto esse é um ponto que influencie esperar mais alguns meses e (provavelmente) encarar um aumento na tabela é o que cada um precisa decidir. Quem já precisou do ABS na hora do aperto dá muito valor ao equipamento. Meu último tombo talvez tivesse sido evitado se a Fat tivesse ABS, e portanto dou valor a isso.

Qual vai ser o aumento no valor das motos para 2014? Não dá para especular. As Tourings trazem grandes novidades com o Rushmore Project e são motos completamente diferentes da linha 2013, mas isso pode trazer aumentos bem salgados: os mais otimistas falam em 15% e os mais pessimistas falam em 30%.

Tomando a Limited como exemplo, 15% de aumento são R$10.000,00 a mais para gastar, podendo chegar a R$20.000,00, tudo isso pelo novo motor de refrigeração líquida, ABS conjugado, novo som e iluminação, carenagens e alforges mais aerodinâmicos. Vale a espera para quem realmente deseja o top de linha da HD.

A Street Glide tem menos mudanças (ABS conjugado, nova carenagem e alforge e novo som sem o painel touch screen) e continua com a suspensão traseira com regulagem de pré-carga na mola. Já a Road King traz apenas o ABS conjugado como grande inovação. Esperaria a Road King 2014, mas compraria a Street Glide 2013: a RK mesmo reajustada ainda viria bem perto do valor da Street Glide 2013 e contaria com o novo ABS, enquanto a Street Glide sem a suspensão pneumática já é cara em 2013 e em 2014 será mais ainda.

Já para a família Sportster, o ABS traz mais segurança e não deve encarecer tanto o preço: contam com aumento entre 10 e 15%, que para a Iron são de R$3.000,00 a R$ 4.500,00 acima da tabela atual. Vale esperar a 2014 pelo aumento na segurança.

Dynas e Softails não trazem novidades em relação à linha 2013, apenas a Fat Bob mudou (para pior na minha opinião) além de novas cores e se você não tiver interesse em alguma das novas cores do catálogo não vejo motivo para esperar o aumento (sim elas não mudam, mas devem sofrer realinhamento de preços para acompanhar a cotação do dólar) da linha 2014.

Atenção: quem tiver interesse nas versões CVO da Limited e Breakout é bom obter melhores informações e se prontificar a entrar em lista de espera. Tal como este ano, a HDMC deve trazer apenas 30 unidades de cada modelo para serem comercializadas no Brasil.

Deixei por último a Sportster 48. Como toda Sportster, é um modelo "ame ou deixe": tanque pequeno, guidão curto, banco fino e a (provável) suspensão traseira característica das Sportsters, ABS, com um motor Evo 1200, frente larga e comando avançado. Tem muita gente que sonha com isso e muitos não entendem como se pode gostar disso.

Um motor igual à da XL 1200 que não carregará garupa, tal e qual a Iron, com um tanque ainda menor que o da Iron deixando a autonomia restrita a 130 kms forçando a paradas a cada hora em uma viagem e visitas bem constantes aos postos de combustível no uso diário. Para se ter ideia, uma ida e volta ao dealer carioca para o café da manhã já gastará meio tanque; ir comer empada em Nogueira será o limite sem estresse e você ainda vai precisar abastecer para voltar.

Eu gosto, compraria para fazer companhia à minha Fat, mas ela virá com um preço de lançamento e já conta com um mercado disposto a gastar pela "exclusividade": aposto em preço muito perto de R$ 40.000,00 (para cima ou para baixo). Em relação à irmã Iron será de 20 a 35% mais cara e em relação à Sportster XL 1200 será 15 a 25% mais cara. Esse preço me desanima, do mesmo jeito que desanimou quando foi lançada a Nightster em 2009 custando R$36.000,00.

Quando você compara com uma Dyna Super Glide, com seu TC96, ABS e maior autonomia, mais conforto (nem sempre) com preço que poderá ser mais baixo, fica mais difícil escolher a Sportster 48. Comparando com a Dyna Switchback, que poderá estar no mesmo preço e pronta para viajar, a 48 fica ainda menos atraente.

Entendem o dilema entre razão e emoção? Esse vai ser o dilema para o pessoal que pretende comprar a Sportster 48.

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