sexta-feira, 18 de março de 2011

HOG x motoclube

Tivemos um debate sério nesta semana sobre o que se espera do HOG RJ após a transição do dealer.

Alguns colegas acham que o HOG deveria ter um objetivo mais voltado para tentar resolver as reinvidicações que os proprietários de HD tenham. Um HOG "mais democrático", se me permitem dizer isso.

Vamos lembrar desde já que o HOG não é motoclube para cuidar dos interesses dos associados. O HOG é instrumento de merchandise da HDMC e serve como um centro de convívio para que os proprietários troquem experiências e façam novas amizades.

Muitos motoclubes nasceram de grupos que começaram a conviver dentro do HOG e perceberam a existência de fatores que formavam a identidade de um grupo.

Naturalmente esses pequenos grupos, dependendo das necessidades, acabavam pensando em formar um motoclube e conviviam menos dentro do HOG.

Dentro dessa realidade, onde o dealer tem a obrigação contratual de criar e manter um Chapter do HOG, não existe "democracia" dentro do HOG. Os diretores são escolhidos pelo dealer e antigamente muitos dos diretores de Chapters eram os próprios dealers ou seus amigos mais chegados. Pessoas interessadas na marca e na loja que mantinha o Chapter.

Hoje em dia o HOG é mais independente da loja pois os diretores são pessoas que nada tem a ver com a administração do dealer, tendo apenas a obrigação de cuidar e manter a marca HD a salvo de associações que podem depreciar o valor comercial da marca.

Mas se o HOG não é "democrático" em termos de escolha de seus diretores, é muito mais democrático em termos de participação: se você, proprietário de HD, não quer participar do HOG ou dos passeios ou não quer participar de determinado passeio ou ainda quer participar das atividades, mas não quer viajar junto com o grupo, não estará impedido de ser membro do HOG. Basta ter uma HD. Não existe obrigação de participação de eventos. A maioria acaba participando e gostando.

Um comentário:

Alexandre Marinho disse...

É isso aí Wolfmann. O valor do HOG e da marca Harley Davidson para a fábrica vale muito mais que seus ativos ou tecnologia. Como os Diretores do HOG representam isso tudo, não dá para ser democrático. A fábrica, através dos Dealers, é quem determina quem serão esses representantes. E para nós usuários vale muito a liberdade citada por você, poder ir e vir quando bem entender. As poucas regras que norteiam o HOG, que na verdade é mais uma orientação do que obrigação, é o cara aprender a andar em grupo para não por em risco seus companheiros. QUem não gosta que monte seu próprio motoclube. Abraço.