sexta-feira, 18 de março de 2011

erro b1006 e b1007

Na quarta feira passada, um amigo meu parou com a sua Fat logo após abastecer.

A moto não dava partida e só se ouvia a cremalheira tentando girar e parando.

Ele me ligou e da leitura de erros do log veio no Powertrain os erros b1006 (accessory line overvoltage) e b1007 (ignition line overvoltage).

Os erros indicam sobrecarga no circuito elétrico da moto. Típica visita do Osmar.

Para quem é um pouco mais afoito, o fato de não ligar a moto poderia ser um sinal de problema no arranque ou módulo de injeção com problemas. Descansem a mente: não é!

Voltando aos erros, começamos a procurar o Osmar na bateria e caixa de fusíveis. Na bateria já encontramos um cabo frouxo. Na caixa de fusíveis não havia nenhum queimado ou fora de lugar.

Apertado o cabo da bateria, a moto deu partida normalmente. O que poderia ser uma dor de cabeça, foi um pequeno descuido, do próprio Monge que havia trocado a bateria em casa e não checou o aperto.

Dentro do que já postei anteriormente, injeção de HD é bastante resistente e normalmente os problemas relacionados ao sistema de admissão de combustível são elétricos ou mecânicos, dificilmente chegando à ECU.

3 comentários:

Unknown disse...

Wolf, boa tarde.

Primeiramente, acompanho direto seu Blog e curto muito PARABÉNS!!!!

Acredito que o mesmo erro, ocorreu na minha moto, tirei a moto da garagem e ela ligou normalmente, porem após desligar e religar ela ficou com um barulho da cremalhera tentando dar a ignição e nada de pegar. As luzes continuam fortes para ser problema na bateria e só quando tendo dar a partida é que oscila as luzes dos mostradores de combustível e velocímetro. Tirei o banco e tentei verificar os conectores porém não identifiquei nada de errado e continua o problema.
Você tem alguma sugestão ou tenho mesmo é que mandar para oficina.

Grato.

Fred

wolfmann disse...

Fred, no caso da moto do monge, ele havia trocado a bateria em casa e começamos por lá e foi lá que encontramos a causa da sobrecarga: cabo frouxo.

No seu caso, eu começaria procurando por algum local onde tivesse colocado algum acessório novo(punho, pisca ou farol), são locais onde algum fio pode ter ficado mordido e gerar a sobrecarga por curto circuito.

O erro b1006 (acessory line overvoltage)indica isso e a oscilação de luzes mostra o resultado da sobrecarga.

Não sendo isso, não sendo nenhum fusível queimado (e parece que você já viu isso), você vai precisar de um eletricista experiente para checar sobrecarga em algum circuito.

Mikel disse...

Tive um problema parecido, cabo do terra estava quebrado