segunda-feira, 14 de março de 2011

como anda o HOG no Brasil

A transição prossegue no Brasil, com os dealers sendo anunciados devagar e sempre (um pouco devagar demais na minha opinião) e o HOG Brasil sofre com isso.

O HOG é uma das principais formas de divulgar a marca Harley-Davidson no mundo e por isso existe a obrigação contratual do dealer HD manter e patrocinar um Chapter na região onde está instalado.

Em Minas Gerais, o dealer local já pode sentir a força do HOG com o comparecimento em massa dos companheiros de BH em cafés improvisados, visitando as instalações provisórias e já cadastrando interessados em trocar suas HDs por modelos novos.

Essas notícias vem sendo divulgadas no blog do amigo Rômulo (http://www.viagemdemoto.com/) companheiro de Biduzidos.

Lá também encontramos um artigo tratando do que se espera do HOG após a tomada de controle por parte da HDMC (http://www.viagemdemoto.com/2011/03/hog-brasil-harley-davidson.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ViagemDeMoto+%28Viagem+de+moto%29).

Aqui no Rio seguem os encontros noturnos em vários bairros do Rio, sempre com boa participação e a programação divulgada pela diretoria ainda em exercício, mesmo sem qualquer apoio da HDMC. Não se pode esperar apoio do dealer porque este ainda não foi definido.

Nesse vácuo, realiza-se um encontro em Ilhabela promovido por uma empresa que não tem vínculo com a HDMC, convocando os membros do HOG com base no cadastro do antigo dealer.

Lembrando sempre que um encontro de HDs é sempre uma oportunidade para se rever muitos amigos de estrada, esse evento não deixa de ser uma oportunidade para se divertir. Infelizmente tenho visto muito pouca movimentação para participar desse evento.

E nesse cenário, o preconceito contra o HOG no Brasil tem tido muito campo para florescer. Desde sua criação, o HOG ficou marcado por uma relação muito estreita com o antigo dealer e aliado a isso a (pouca) disposição dos (muitos) colegas em pegar estrada e fazer viagens fazem com que o HOG hoje seja frequentado apenas pelos membros que contruíram laços de amizade mais concretos... quase um motoclube.

Os mais novos, que compraram suas motos no final da atuação do antigo dealer, ficam sem grandes informações e sem apoio, e levados pelo preconceito contra o HOG acabam deixando de participar das (poucas) programações que ainda são divulgadas.

A HDMC deve prestar mais atenção ao HOG Brasil se não quiser ver essa legião de interessados trocarem de fabricante (e já são muitos os que vem comprando BMWs, uma vez que a cumplicidade adquirida nos tempos de HD vem sendo mantida independente de marca).

Quanto aos dealers e futuros dealers, deixo uma sugestão: procurem os membros mais antigos dos Chapters de suas regiões para poderem aproveitar as experiências que deram certo e evitar modelos sem sucesso.

4 comentários:

claudio disse...

Wolf,

abre o jogo ai! Quando eu posso ter esperanca de achar uma oficina aqui no rj para real;izar a revisao da minha moto sem perder a garantia?

kdu disse...

Realmente você tem toda razão.
Aqui em Curitiba,sempre nos encontramos na Garage 00 empresa que da suporte da HDMC enquanto não se inauguraa nova concessionária.
Procuramos sempre nos reunir e fazer os bate & volta,mas nao temos tido novas adesões,são sempre os mesmos e antigos HDS,com raras excesões.
Acredito que com o HOG Internacional no Rio de Janeiro em novembro já confirmado as coisas comecem a melhorar,pois terão que divulgar.
Dentro em breve dizem que começãrão os novos Dealers a formarem o HOG regional e aí sim o Nacional.
Aguardemos

wolfmann disse...

kdu, o HOG SP já parte para o primeiro B&V: Campinas para almoço e retorno.

É o início.

wolfmann disse...

Claudio, tem de procurar o SAC da HD e pedir orientação. Devem te enviar para a oficina emergencial que a Ground Force montou na Recreio Veículos (Américas 2491).