segunda-feira, 16 de agosto de 2010

vale a receita escape/filtro/regulagem de injeção?

Vamos nós outra vez falando da tradicional receita do Stage I da SE: escape/filtro/injeção.

Muitos colegas novos... muitas perguntas repetidas e muitas respostas repetidas.

Tem colega que quer ter "som de Harley" na sua HD e só isso. Tem outros que querem "mais potência". Outros querem customizar e começam pelo escapamento e filtro.

Senhores,como diz Jack, vamos por partes: o ideal é, quando trocar escape e filtro, enriquecer a mistura e modificar as regulagens da injeção (leia-se remapear).

Isso é o ideal. Nada impede trocar o escapamento sem trocar filtro e sem regular a injeção ou trocar filtro sem trocar escapamento sem regular a injeção ou ainda trocar escapamento e filtro sem regular a injeção.

Tem colegas que simplesmente liberam a ponteira original furando o selo de vedação sem fazer mais nada.

Minha experiência: troquei ponteiras e filtro com apenas três dias que a Fat estava comigo e não tinha a menor idéia (apesar do pessoal na Izzo ter tentado vender o SERT) do que seria remapear e o SERT.

Rodei sem alterar a injeção por um ano e meio, e como tinha tido muito pouca experiência com a moto stock, achei que havia melhorado. Não tive nenhum problema mecânico, o consumo era razoável (sempre na casa dos 14 km/l no circuito urbano), mas na estrada sentia que a moto não rendia o que as outras rendiam.

Por conta disso comecei, depois de seis meses, a procurar razões para isso. Reclamei na Izzo e eles trocaram os bicos injetores por outros de leque maior ainda em garantia e disseram que ia colocar nova regulagem na ECU (remapear). Se fizeram isso, não dá para saber ao certo, mas a moto melhorou e embora o consumo tivesse aumentado um pouco (caiu para a média de 13 km/l que é mantida até hoje), o rendimento melhorou...continuava dissipando muito calor, mas melhorou de maneira geral.

Em conversas com alguns mecânicos que estavam saindo da Izzo, comecei a ter conhecimento como era feito remapeamento, quando era feito e porque era feito. Na época (abril de 2007 - lembro bem porque estava preparando a moto para a viagem para o evento do HOG Rallye procurando sissy bar e bolsas para viajar com a Silvana na garupa) eles me mostraram o digital technician funcionando e como era feito o remapeamento: download de mapa em substituição do mapa existente.

O DT é ferramenta exclusiva da oficina do dealer e pode sim remapear a ECU... não sei se eles continuam fazendo isso, mas eles tem a ferramenta para tal.

A opção para o proprietário da HD era o SERT. Com isso fui estudar o que era mapa de injeção, ferramentas alternativas para regulagem, SERT e fiz opção pelo SERT em final de 2007, na Izzo em 10x no AMEX por um valor bem razóavel, mas a versão estava sendo descontinuada (por isso o valor razóvel). Como a moto já era antiga (havia sido totalmente remodelada em julho de 2006 com a entrada do motor 96) não me importei com isso.

O remapeamento que eu fiz (preparar mapa, testar, corrigir) com o meu SERT teve resultados bem melhores do que os que tinha obtido quando foi remapeada na autorizada, deixando inclusive a moto com uma lenta abaixo dos 1000 rpms.

Portanto, se você quer tirar o miolo ou trocar o escape para conseguir o "som de Harley" depois de já ter feito vários kms com a sua moto stock, posso garantir que vai sentir perda de torque em baixa e vai pensar em como pode compensar isso.

Troca de escape ou retirada do miolo implica em aumentar a vazão de saída e isso vai implicar na perda do torque. Como uma coisa puxa a outra, o próximo passo é um filtro de maior vazão e um enriquecedor ou uma ferramenta mais completa.

Por isso todo cara que modifica o escape acaba adotando a "receita" padrão de filtro/escape/remapeamento.

5 comentários:

Gallo disse...

Po muito bons os artigos dessa série!
Já tinha percebido isso lendo o FHD, mas aqui esta bem mais simples e direto. Legal para outros que estão começando como eu.

Abraço!

Anônimo disse...

Fala Adelino. O Lobo (Lord Of Motors) postou uma matéria interessante sobre o filtro de ar das HDs. http://www.lordofmotors.com/

Abraço,

Andre.

wolfmann disse...

Já li. Até agora o Chopper está iniciando o assunto e estou esperando a "aula" ficar mais interessante.

Vamilson disse...

Wolfmann, muito obrigado pelos artigos sobre escapamento. Foram muito úteis para mim.
Mas, se me permite, gostaria de alguns conselhos: tenho uma Softail FX standard ano e modelo 2007, toda original. Quero melhorar duas coisas: em primeiro lugar o som: quero um barulho de HD de verdade ;-) Mas também o visual muito bacana do escapamento Vince & Hines Big radius (2 em 2 cromado).
Não estou muito preocupado com performance, mas me questiono se a longo prazo, simplesmente alterar o escapamento (sem mexer no filtro de ar e sem remapear a injeção) não acarretará em diminuição da vida útil do motor.
Estou pensando em fazer a alteração e deixar o filtro e injeção como próximos passos, para que o procedimento se ajuste também ao meu bolso.
Isto seria viável ou seria mais prudente já mexer em tudo?
Outra coisa que me pergunto: este modelo de escapamento que estou pretendendo não estaria também ajustado ao padrões californianos? Isto é, ele vai fazer o "som HD" que estou esperando?
Agradeço a qualquer dica de quem já tem experiência com esse escapamento.
Abraço,
Vamilson.

wolfmann disse...

Vamilson, eu rodei sem remapear (apenas trocando filtro e escape) por um ano sem nenhum problema.

O remapeamento não é obrigatório (embora seja aconselhável), mas você vai acabar sentindo falta. Dê tempo para aproveitar o escape e depois pense em remapear. A moto aguenta.

Sobre os escapes V&H, não conheço nenhum escape deles que venha para o Brasil que seja restrito.. pelo contrário, acabam vindo sem abafadores e sem catalisadores. Com o tempo tenho visto muitos colegas comprando os abafadores para diminuir um pouco o som deles. Portanto, não acredito que você compre um V&H californiano se não pedir especificamente o modelo para uso na Califórnia.