sábado, 28 de agosto de 2010

Pneus

Tá chegando a hora de trocar os pneus da Fat, o dianteiro ainda é o original e o traseiro está perto de completar outros 20000 kms.

Quando troquei o pneu traseiro na primeira vez bastou ler o pneu para saber o "nome" dele: 150/80B16 e procurar um equivalente.

Fiz a mesma coisa com o dianteiro e encontrei MT90B16. E nada de encontrar a medida nominal que estou acostumado nem a medida por polegadas x.xx/xx.

Eu sabia que era um pneu 130 e na minha cabeça devia ser 130/80-16, acompanhando o traseiro.

Só que não encontro essa medida. Encontro o 130/90 ou 150/80. Afinal, o que quer dizer MT90B16?

No site da Pirelli encontrei a explicação: existem diversas formas de medir o pneu, a mais conhecida é a métrica (onde a medida é expressa em milímetros, o talão é uma proporção da tala e o aro vem marcado pelo terceiro número: 150/80-16 é um pneu com tala de 150 mm, talão de 120 mm - 80% de 150 mm - e o aro de 16 polegadas).

Existem outras formas e a medida alfa-númerica aa99a99 que não expressa valores, mas sim correspondem a medidas.

Nas HDs as medida númericas que costumam aparecer mais são MT90B16 que corresponde ao 130/90-16, a MU85B16 que corresponde ao 140/90-16 e o MH90B21 que corresponde ao 90/90-21 (pneu dianteiro das FX/NT).

Existem várias séries dedicadas às custom: A Dunlop (original HD) tem uma série Harley-Davidson, a Metzler tem a série Marathon, a Michelin tem a série Commander e a Pirelli tem a série Route. Sobre a Bridgestone/Firestone não consegui descobrir nada.

As impressões sobre os Metzelers são as melhores entre aqueles que trocaram de marca, o mesmo para os Michelin. Os Pirelli conseguem ser mais criticados que os Dunlop que todos são unânimes nas críticas.

Pela minha experiência com os Dunlops: considero um bom pneu durável, mas que perde as características muito rapidamente conforme ultrapassa a meia-vida. Atualmente, com os dois pneus se aproximando (mais rapidamente do que pensava) do fim de vida deles, percebo as imperfeições mais facilmente, o limite do início da "escorregada" aumentou e a aderência no piso úmido é inexistente (com piso realmente molhado nunca existiu).

É um pneu que vale a pena ser levado até o fim, mas vou partir para os Metzelers para confirmar a boa reputação.

4 comentários:

Hamper disse...

Ola amigo. Otimo blog, com informacoes pertinentes, curiosas e esclarecedoras. Pergunto: Vou trocar os pneus de minha Electra Glide e quero saber se voce aprovou os pneus da METZLER?
Abracos
Hamper - Florianopolis

wolfmann disse...

Não me adaptei aos Metzelers. O perfil mais esportivo que possibilita maior velocidade nas curvas deixou a moto instável em retas, característica que só consegui resolver baixando a calibragem recomendada para aumentar a área de contato.

Outra coisa que não gostei foi a forma como o pneu traseiro chegou ao fim: com 15000 kms atingi a marca TWI sem grandes avisos, aos 10000 kms era uma realidade, aos 13000 era a mesma realidade e aos 15000 perdi aderência na parte central e em curvas, onde tinha aderência nas laterais, o comportamento era bastante irregular.

Troquei os dois pneus, mesmo com o dianteiro mostrando ter chegado apenas à meia-vida, por Michelin Commander II e estou bem satisfeito: com 6000 kms rodados o desgaste é uniforme tanto na lateral quanto no centro, boa aderência tanto no seco quanto no molhado e parece que vai ter uma durabilidade tão longa (ou mais ainda) que os Dunlop originais (chegaram a 23000 kms antes da troca pelos Metzelers).

Os custos do Michelin e do Metzeler são muito próximos.

Se puder usar os Commander deve ficar mais satisfeito, ainda mais com uma moto pesada como a Electra.

Anônimo disse...

Prezado Amigo,
Acompanho seu blog e acho as informações muito úteis. Bem, ví em uma postagem mais antiga sua dizendo que vc trocou o pneu de sua FX de 90 para 120 e a moto melhorou. Tenho uma FX 2008 com pneu traseiro 210 mm. O da frente é o de 90. Quando passo dos 140 ou quando pego um curva com irregularidade, sinto a moto "galgando" a frente, como se ela fosse tomar a moto da minha mão. Me falaram para colocar o forkbrace que melhora esse timbre na direção. Vc sentia isso na sua? O que melhorou com o pneu 120 mm??
Grande abraço,

Paulo BH

wolfmann disse...

o pneu 120 deixa a moto muito mais estável.

Não usei fork brace na minha FX e nunca senti essa necessidade.