A BMW segue líder do segmento premium, seguida pela Triumph, Harley-Davidson e Ducati. A Royal Enfield continua fora da ABRACICLO e não há números de produção.
Recorrendo ao site da FENABRAVE e consultando os emplacamentos no primeiro semestre verifica-se que a Royal Enfield vem conquistando mercado e já consegue emplacar quase tantas unidades quanto a BMW.
Vamos aos números: BMW produziu 6.126 unidades e tem como meta 12.000 unidades para 2022, a Triumph produziu 2.820 unidades e tem como meta 5.500 unidades, a Harley-Davidson produziu 1.020 unidades e tem como meta 2.500 unidades e a Ducati produziu 573 unidades e tem como meta 1.200 unidades.
Metas modestas perto do volume produzido pelas marcas populares, mas representam um ano de pequena recuperação em relação à 2021. Se cumpridas as metas, as montadoras terão uma produção 10% maior que o ano de 2021.
Voltando aos números referentes aos emplacamentos, onde posso incluir a Royal Enfield, temos a BMW com 5.616 emplacamentos seguida pela Royal Enfield com 4.539 emplacamentos, Triumph com 2.504 emplacamentos, Harley-Davidson com 990 emplacamentos e a Ducati com 500 emplacamentos.
O grande trunfo da RE vem sendo a Meteor 350 que vem respondendo por metade dos emplacamentos. Vale ressaltar que a Meteor não pode ser classificada como uma moto premium, embora seja uma custom de baixa cilindrada que atende bem uma fatia do segmento custom que praticamente não tem opções.
O top ten da produção da Harley-Davidson é o seguinte: Fat Boy (192), Limited (168), Road Glide Limited (156), Heritage (101), Fat Bob (87), Street Glide Special e Road King Special (ambas com 78). Breakout (54), Road Glide Special (53) e LRS (35).
Vale lembrar que não aparece nenhuma CVO produzida, embora tenhamos o modelo no catálogo 22 e a que a LRS vem sendo produzida em ritmo lento por ser o único modelo equipado com o M8 117 ci.
A Sport Glide, único modelo equipado com o M8 107 ci, vem perdendo espaço pela sua motorização menor e pelo pouco conforto oferecido a garupa, principalmente na comparação com a Heritage que tem motor 114 ci, alforges maiores e garupa mais confortável. É a candidata a ser o mico do ano.
A Pan America ainda não aparece na lista de modelos produzidos apesar de se encontrar em pré-venda, dando a entender que ainda não chegou nos patamares pretendidos para iniciar a produção.
E para concluir, com os últimos valores divulgados para os modelos Touring (K1600, R18 da BMW e Gold Wing da Honda), a Limited vai se tornando uma opção mais atraente para quem prefere usar uma Touring ao invés de uma Big Trail.
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