Estive em viagem durante o mês de maio e tive a oportunidade de visitar a EXPOMOTOS que aconteceu na cidade do Porto em Portugal entre 6 e 8/5.
O mercado português tem características bem diversas do nosso mercado, sem montadoras no território nacional, rede de revendedores pequena e frota totalmente inportada, o que deixa um mercado consumidor pequeno e que trabalha na maior parte do tempo através de encomendas. Mesmo assim as marcas tradicionais como Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Harley-Davidson,, BMW, Triumph, KTM, Ducati e Royal Enfield estiveram representadas.
Salão nos moldes bem conhecidos no Brasil, com uma parte na entrada com lojas vendendo capacetes, luvas, casacos, calças e bugigangas diversas. Nada de muito interessante, com capacetes em policarbonato de marcas alternativas e equipamentos em couro de fabricação própria, como jaquetas, luvas e botas. Eu acabei achando um par de luvas de Revit, marca que conheço do site alemão FC Motos, mas os preços são muito similares aos praticados no Brasil.
Na parte de exposição das marcas e modelos, o evento traz dois espaços distintos: um espaço logo na entrada onde estavam expostas motos e scooters elétricas, várias marcas que não conhecia mostrando produtos muito similares entre si, e alguns expositores mostrando customizações e preparação de motores.
No salão principal estavam as tradicionais japonesas (Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki), européias (BMW, Triumph, Ducati e KTM), a indiana Royal Enfield e as americanas Harley-Davidson e Indian.
Não vi lançamentos, com exceção da família ST e a Pan America da Harley-Davidson, que apresentou o catálogo completo oferecido em Portugal. As japonesas trouxeram seus modelos esportivos e trail, a Indian trouxe o catálogo completo, assim como a Royal Enfield. BMW, Triumph e Ducati apresentaram catálogo restrito que acredito serem os modelos de maior interesse em Portugal.
Senti falta da Nightster, modelo da família Sportster que foi apresentado nos EUA em abril, mas que só chega em Portugal em junho, e mesmo assim bem melhor que no Brasil onde tem promessa de entrar no catálogo 2023.
Fiz fotos e "ass test" nos modelos que chamavam mais a atenção como a BMW R18, novidade prometida para o Brasil
No “ass test” chama a atenção o baixo peso da moto na comparação com as Tourings da Harley-Davidson e a posição das pernas com joelhos dobrados. A altura e largura do banco me permitiram plantar os pés no chão. Guidão permite alguns ajustes feitos no riser.
O ponto negativo na ergonomia são os grandes cilindros no motor boxer que obrigam a deixar as pernas bem dobradas.
Não pude deixar de fotografar o nosso "grande lançamento", que vem sendo divulgado nos dealers brasileiros: a Harley-Davidson Pan America
esta é a versão Standard, que não vem para o Brasil
O "ass test" mostra que o banco é mais macio e por isso acredito que seja uma moto mais confortável. Perguntei sobre alforges e tourpacks rígidos, mas a Harley-Davidson não disponibiliza esses acessórios em Portugal, o que vai deixar uma demanda entre os proprietários que gostam dos top case das GS/Tiger.
Um comentário:
Otima materia com fotos de otima qualidade.
Sou iniciante no mundo das Hd´s, com uma 883.
Pena que a HD resolveu tirar de linha este modelo.
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