Foi publicado no site da ABRACICLO os números referentes à produção dos associados até novembro/21 e não mudou nada em relação às postagens que fiz ao longo desse ano: BMW segue líder no mercado de marcas premium, seguida pela Triumph, Harley-Davidson e Ducati.
Não houve publicação dos números referente à venda no atacado referentes ao ano de 2021 e fazendo uma rápida pesquisa na FENABRAVE mostra que a produção reflete nos números de emplacamentos com BMW, Triumph, Harle-Davidson e Ducati, respectivamente.
Vamos aos números da produção: BMW produziu 9.778 unidades e projeta 10.667 unidades para 2021 sendo o modelo mais produzido a GS 1250 Adventure.
A Triumph produziu 4.835 unidades e projeta 5.275 unidades para 2021 sendo o modelo mais produzido a Tiger 900.
A Harley-Davidson produziu 2.135 unidades e projeta 2.329 unidades para 2021 sendo o modelo mais produzido a Softail Fat Bob.
A Ducati fecha o grupo das marcas premium com 917 unidades e projeta 1000 unidades para 2021 sendo o modelo mais produzido a Diavel.
Em relação à postagem que fiz em setembro (veja aqui) a única marca que superou as estimativas foi a Triumph que projetava em julho 4.700 unidades produzidas e já superou esse número em novembro.
BMW e Harley-Davidson tiveram suas estimativas reduzidas, no caso da BMW baixou de 11.000 para 10.667 e no caso da Harley-Davidson baixou de 2.500 para 2.329. A Ducati manteve o alvo de 1.000 unidades.
O ranking de produção da Harley-Davidson mostra a Fat Bob (468 unidades), Fat Boy (431 unidades), Road Glide Limited (252 unidades), Ultra Limited (220 unidades), Heritage (174 unidades), Sport Glide (147 unidades), Road King Special (137 unidades), Breakout (126 unidades), Road Glide Special (96 unidades) e Street Glide Special (84 unidades).
Buscando os emplacamentos na FENABRAVE temos a surpreendente Royal Enfield perdendo apenas para a BMW: a novata conseguiu emplacar 5.845 unidades. Esse número é 175% a mais que os emplacamentos da Harley-Davidson (2.118 unidades) e 31% a mais que os emplacamentos da Triumph (4.464 unidades) e pouco mais da metade dos emplacamentos da BMW (10.947 unidades).
Vale lembrar que a Low Rider S não foi produzida em 2021 e seguiu em "promoção de preço antigo" até outubro/2021, quando deixou de ser anunciada, provavelmente por ter esgotado o estoque.
Não vejo movimentação da Harley-Davidson para aumentar a produção em 2022, nem no Brasil e nem nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário