terça-feira, 20 de julho de 2021

Sportster S: finalmente o motor Revolution chega a um modelo tradicional

Esse é o motor Revolution-X, que apesar de totalmente novo, tem a concepção geral que nasceu do motor Revolution da família VRSC: um motor com inclinação de 60 graus , comando de válvulas com abertura variável e refrigeração líquida.

Esse motor fez sua estréia com a big trail Pan America e foi ligeiramente amansado para servir de motorização para a Sportster S perdendo 25cv (a Pan America rende 152 cv e a Sportster S rende 121 cv) sempre em regime de giro alto.

Na Sportster S esse motor se mostra bem compactado no quadro e tem 1.250cc.

O Revolution-X nasceu para ser um motor modular, mas até o momento foi lançado apenas no seu maior tamanho.




Com a chegada da Sportster S, as Iron foram incorporadas na categoria Cruiser, embora sejam tradicionalmente motos bem pouco amigáveis no uso em viagens longas, e nasce a categoria Sport para diferenciar as novas Sportsters das tradicionais Sportsters.

Não se sabe por quanto tempo o Evolution vai conseguir ser homologado, mas a escolha de nomear o novo modelo HD como uma Sportster leva a crer que não teremos o Revolution em linha de montagem por muito mais tempo, lembrando sempre que esse motor é um dos mais antigos em fabricação atualmente.

Olhando as duas Sportsters podemos ver que tem pouca coisa em comum além do nome e esse fato deve ser o ponto da discórdia entre os harleyros, principalmente porque as Sportsters sempre foram modelos do tipo "ame ou deixe".


A imprensa especializada vem sendo favorável ao novo modelo, que incorpora bastante tecnologia embarcada, ao contrário da Sportster tradicional que sempre foi uma moto do tipo minimalista.

Entre a tecnologia embarcada aparece o controle de tração e anti-empinamento, além do ABS que já equipa os modelos HD desde 2008. 

O controle de tração permitiu que fosse disponibilizados três tipos de pilotagem pré-programados (chuva, esporte e estrada) e um modo personalizado de pilotagem.

Tecnologia suficiente para buscar os pilotos que se sentem desamparados sem os auxílios eletrônicos que já são disponibilizados há algum tempo por marcas concorrentes como BMW, Ducati e Triumph.

Não faço parte do público alvo desse lançamento, mas a moto não me desagrada e pelas leituras de opiniões em fóruns de proprietários e redes sociais, a Sportster S foi melhor aceita que a Pan America, mostrando que a HDMC vai acertando na busca de novos consumidores.

Lembrando que na campanha More Roads lançada pela HDMC em 2018, o motor Revolution-X equiparia três novos modelos: uma big trail (Pan America), uma custom high performance (Sportster S) e uma street fighter (seria a Bronx que está engavetada). 

Vamos acompanhando para ver como a HDMC vai continuar se reinventando para se manter no mercado.

2 comentários:

Guilherme disse...

Pergunta off topic aqui: vc sabe o que aconteceu com o old dog?? Pq encerrou a página? Eu cheguei aqui no seu blog por lá!
Abraço

wolfmann disse...

Não faço parte do círculo interno das amizades dele, mas sigo acompanhando algumas postagens que ele faz nas redes sociais.

Sempre teremos fases na vida em que os hobbys acabam ficando menos importantes e acredito que ele esteja em uma dessas fases.

Parece continuar de bem com a vida, e dando mais atenção à família que às duas rodas.

Mas com certeza deixa um espaço para quem acompanhava o blog.