Tenho buscado os relatórios da ABRACICLO para analisar o comportamento do mercado em 2021, mas até o momento não foi disponibilizado nenhum dado sobre as vendas no atacado (vendas das fábricas aos revendedores) que permita avaliar a procura de motos zero.
Estão disponibilizados os dados referente à produção. No segmento premium temos a BMW com 3.205 unidades fabricadas, seguida pela Triumph com 1.710 unidades, HDMC com 812 unidades e Ducati com 289 unidades.
É interessante ver que o ritmo das fábricas está menor e não parece que vai melhorar.
Em 2020 a BMW foi líder no segmento produzindo 11.112 unidades, seguida pela Triumph com 3.897 unidades, HDMC com 3.395 unidades e Ducati com 1.105 unidades.
Em 2021, os números do primeiro quadrimestre projetam a BMW fabricando 9.615 unidades, uma queda de 13% em relação aos números de 2020; a Triumph tem projeção de fabricar 5.130 unidades, uma subida de 31%; a HDMC tem projeção de fabricar 2.436 unidades, uma queda de 28%; e a Ducati tem projeção de fabricar 867 unidades, uma queda de 21%.
Esses números sinalizam que a Triumph segue buscando consolidar a vice-liderança e acredita que o mercado tem potencial para absorver os produtos que fabrica, enquanto as demais vão trabalhando com a perspectiva de um mercado recessivo.
Chama a atenção a queda nos números da HDMC, que perdeu a vice-liderança no ano passado para a Triumph, e vem baixando cada vez mais a produção. Uma queda de 30% significa produzir menos um terço que o ano passado, que já foi um ano ruim.
A estratégia de causar escassez na oferta para aumentar a demanda na procura é estratégia iniciada no ano passado visando a transformar a marca em uma luxury brand. Resta saber qual será o limite traçado pela matriz para as vendas no mercado brasileiro.
Com o catálogo reduzido, hoje são apenas 11 modelos no catálogo, temos o seguinte top ten na produção: Fat Bob (195 unidades), Fat Boy (192 unidades), Road Glide Limited (108 unidades), Heritage (82 unidades), Road King Special (54 unidades), Sport Glide (48 unidades), Breakout (38 unidades), Ultra Limited (35 unidades) e empatadas Road Glide Special e Street Glide Special (30 unidades).
Chama a atenção que a Low Rider Special não entrou na linha de montagem em 2021 e que todas as unidades a venda são 2020, fazendo parte de uma promoção onde a HDMC oferece troca de guidão, banco e coloca as pedaleiras do garupa e é a moto com menor preço no catálogo HDMC 2021.
A HDMC vai apostando na Road Glide Limited como seu carro chefe nas Tourings (produziu o triplo da Ultra Limited, tradicional carro chefe nas vendas da família Touring) e as primas Fat (Boy e Bob) vão vencendo os preconceitos dos puristas que reclamaram do visual menos tradicional que foi implementado com a introdução do M8 na família Softail.
2 comentários:
Infelizmente os números indicam que a HDMC está descendo uma ladeira, acelerando e aparentemente sem freios. Uma lástima.
Pois é comandante, a situação não inspira muito otimismo, mas ouvi de um executivo que isso pode significar uma mudança de foco dos motores movidos por combustão interna para motores movidos à energia elétrica.
A fundação da divisão Live Wire vem deixando alguns investidores otimistas quanto ao futuro da HDMC.
Vamos ver se não será uma nova Buell...
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