domingo, 1 de dezembro de 2019

segunda revisão da RKS

Em janeiro desse ano a Rio HD entrou em contato para agendar a revisão de um ano da moto. Na época alertei para o calendário de manutenção não estar atrelado a data da venda, mas sim ao período da manutenção.

Como tinha feito a primeira revisão (1600 kms) em 28/9/18, a segunda revisão marca intervalo de um ano ou 8000 kms, portanto somente após setembro de 2019, já perto da garantia terminar (dois anos da compra).

Com a proximidade do fim da garantia, e com a moto funcionando dentro da normalidade, decidi por não fazer a revisão na Rio HD e voltar a fazer a manutenção preventiva com o Adriano.

Em tempo: com a abertura da nova filial da Rio HD em Botafogo (rua Real Grandeza, 358) não existe mais a necessidade de ir até o Recreio para fazer manutenção, fazer pequenos reparos, colocar acessórios ou acionar a garantia. Tudo pode ser feito na filial de Botafogo, que ainda tem pouco movimento e, para quem não mora na Barra, Jacarepaguá ou Recreio, é excelente opção para usar os serviços autorizados HDMC.

Aproveitei que ia instalar o sissy bar e fiz a revisão, que já estava atrasada um mês em relação ao prazo previsto no calendário de manutenção preventiva, com o Adriano.

Na revisão pedi para verificar o nível do lubrificante da primária e caixa de marchas, pois surgiu um problema recorrente nos fóruns de passagem de lubrificante de um reservatório para o outro.

O lubrificante da caixa de marchas migra para a caixa primária deixando a primária com lubrificante em excesso e a caixa de marchas com nível abaixo do mínimo, prejudicando a lubrificação dos discos da embreagem e podendo causar desgaste que leve a troca.

Não aconteceu na minha moto, mas fica o alerta para verificar o nível do lubrificante da caixa em menor intervalo pois esse é caso de garantia e já existe uma solução que adota um kit de mangueira para evitar essa migração.

Aliás, a minha moto passou sem qualquer ocorrência dos problemas relatados no uso do M8 107. Nem tive problemas com a bomba de óleo (defeito recorrente que era motivo de troca sem qualquer questionamento) e nem problema de migração de lubrificante entre as caixas de marcha e primária.

O único problema, além do tradicional embaçamento do velocímetro, foi a troca do regulador.

Na revisão a moto sofreu reaperto (muitos parafusos frouxos), trocou óleo do motor e filtro de óleo, trocou óleo na primária e na caixa de marcha, trocou o fluído hidráulico nos freios dianteiro e traseiro assim como na embreagem hidráulica, limpeza na caixa de fusíveis e ajustou os eletrodos das velas, além da instalação do sissy bar/bagageiro.

Pneus calibrados e lavagem feita na Two Wheels Club (Rua Visconde de Silva, 14).

Moto está pronta para mais um ano ou 8.000 kms.

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