quarta-feira, 15 de julho de 2015

Commander II atingindo a marca de 20000 kms

Comecei a usar os Michelin Commander II em setembro de 2012 (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2012/09/rodando-com-os-michelin.html) e atualmente estão na marca de 19.500 kms rodados.

Em dezembro do ano passado já comentava que esse jogo de pneus não deveria ser problema na vistoria de licenciamento 2015, na época com 17.000 kms rodados (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2014/12/2014-termina-com-fat-sem-problemas.html), fato confirmado.

Nada indica que o pneu traseiro vá terminar antes de completar a marca dos 20.000 kms, e na minha avaliação acredito que vá chegar muito perto da marca de 25.000 kms.

O pneu dianteiro apresenta melhores condições e deve confirmar a prática de dois pneus traseiros a cada pneu dianteiro, o que me deixa com pelo menos outros 20.000 kms antes da troca do dianteiro.

Na relação custo benefício os Commanders II já tem a vantagem 30% a mais na durabilidade e na comparação com o Dunlop deve ter a mesma durabilidade ou pouco maior, mas já ganhou no custo cerca de 40% mais barato.

As impressões de uso continuam muito boas, sem sustos no piso úmido ou molhado, sem mostrar desgaste excessivo no centro em relação aos ombros do pneu ("pneu quadrado") e mantendo boa dirigibilidade em baixa ou alta velocidade.

Vamos ver se esse pneu traseiro vai me levar ao Salão Duas Rodas em Outubro.

5 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, Wolfmann!

Estava procurando informações sobre pneus e calhei aqui. Estou para fazer a troca do pneu traseiro da minha 883C, ainda está com os originais Dunlop, marcando exatamente 22.833km. Mas já estou tirando leite de pedra, passou da hora.

Estou em dúvida entre o Metzeller ME880 ou o Michelin Commander II. Na dianteira já uso o Michelin, troquei há quase um ano e parece novo ainda, incrível!

E outro ponto é que gostaria de colocar uma medida maior, as medidas originais são 150/80R16, nessa medida tem Metzeller e Michelin, mas na 160/80R16 só da Metzeller. Vi que é possível, não tem que mexer em balança, paralamas, nada. Só por estética mesmo.

Mas não quero sacrificar o custoxbenefício por estética, você tem alguma opinião acerca de Metzeller x Michelin em relação a durabilidade? Porque creio que nos outros requisitos deve ser mais ou menos elas por elas.

Obrigado!

wolfmann disse...

Eu tenho uma postagem falando que exatamente das minhas impressões sobre as duas marcas.

Eu não recomendo os Metzelers. Não foi uma rodagem confortável para o meu estilo e teve uma durabilidade bem abaixo dos Dunlop e do que estou conseguindo com o Commander.

César Frey disse...

Será que estou pilotando muito errado?
Estou com o terceiro pneu traseiro e o segundo dianteiro na minha Fat Boy desde que comprei em abril do ano passado. O traseiro original Dunlop eu troquei com menos de 11.000km, totalmente careca, dançando em piso molhado e aparecendo a lona em algumas partes. Coloquei um Commander II e rodei com ele até os 24.000km (totalizando 13 com o traseiro), quando troquei o traseiro e o dianteiro, por dois Commander II também. Agora estou com 33.000km e o traseiro acho que agüenta mais uns 4 ou 5.000km talvez.
O dianteiro percebi que parece que está gastando mais nas laterais do que no meio dele. Será que é normal isso?
Um abraço!

wolfmann disse...

Cesar, sua Fat Boy deve usar o pneu 200, certo?

Os pneus 200 gastam mais rápido e a durabilidade dos seus está dentro da média, se for o pneu 200.

O desgaste desigual do pneu dianteiro pode ser devido a calibragem incorreta ou ao seu modo de pilotar.

Camata disse...

Estou com comander II em uma Dyna 2009 na dianteira e traseira e compartilho sobre a opinião da durabilidade. Mas tenho observações sobre a pilotagem em chuva.
Passei alguns sustos em diversas ocasiões com a traseira da moto em pista umida e molhada. Mesmo aferindo a pressão dos pneus, perdi a traseira ou tive que brigar com a moto para manter a trajetória em situações de aceleração em baixa e alta velocidade e até mesmo em velocidade constante.
Recomendo pneus Comander II mas alerto quanto ao uso em chuva.