segunda-feira, 8 de junho de 2015

quatro meses com o N-44

Comprado em janeiro deste ano (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/01/nolan-n-44.html) o Nolan N-44 aposentou o AGV Blade (ficou apenas para uso "oficial" nas vistorias do DETRAN) e venho alternando o uso dele com o AGV GP Tech.

Com quatro meses de uso, ratifico as primeiras impressões que tive dele (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/02/primeiras-impressoes-de-uso-do-n-44.html): é um capacete que funciona muito bem tanto na estrada quanto na cidade, mudando a configuração com muita facilidade, e mostrou ser bom de chuva: não deixa entrar água, manteve a ventilação (principalmente com a viseira no primeiro estágio) e não embaçou parado (sem queixeira). Acredito que com queixeira ele vá embaçar parado por conta da rede na base da queixeira.

Um detalhe que notei é a viseira em quatro estágios: variando de completamente aberto, ligeiramente fechado, fechado permitindo maior ventilação e completamente fechado. A viseira na posição completamente fechada deixa o casco tão rígido como se estivesse com a queixeira no lugar, aliviando a rigidez conforme é aberta, mesmo na primeira posição que permite apenas uma maior ventilação.

E um segundo detalhe interessante é a atenuação de ruído em alta velocidade que a rede instalada na base da queixeira permite. Vale a pena o uso da queixeira sempre que for para a estrada: aumenta em muito o silêncio no capacete e ainda privilegia a aerodinâmica pelo formato das "asas" na rede.

Esse estilo de capacete nasceu em 2010 com o Schuberth J1 (descontinuado) e o antecessor do N-44, o Nolan N-43. Atualmente já se encontram modelos similares fabricados pela Airoh, Caberg e Zeus, sendo o Zeus 611A o único homologado para uso no Brasil (com o selo do INMETRO) e preço interessante (menos da metade que paguei para importar o N-44).

Nunca peguei um Zeus na mão para comparar com o N-44, mas o conceito é o mesmo: com queixeira e viseira, com queixeira e sem viseira, sem queixeira e com viseira, sem queixeira e sem viseira. É opção para quem estiver interessado nesse estilo de capacete.

Fazendo uma comparação com o GP Tech, se fosse para escolher apenas um capacete ficaria com o N-44, mas considero que o ideal é manter os dois capacetes.

A grande desvantagem que vejo no N-44 em relação ao GP Tech é o uso de materiais menos nobres na sua composição: enquanto o GP Tech tem casco em fibra de Carbono e Kevlar, o N-44 tem casco em policarbonato e por isso menos resistente a impacto em alta velocidade.

A grande vantagem do N-44 em relação ao GP-Tech é o maior campo de visão, mesmo na configuração com queixeira, deixando o uso urbano muito mais seguro.

Nenhum comentário: