segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Qual o momento para trocar de moto?

Tem sempre alguém que me pergunta se já é hora de trocar de moto. Tem vários critérios, mas os dois principais são vontade e condição para isso.

Se você está na pilha de trocar de moto e tem como fazer isso, já está respondida a sua pergunta: troca!

Motivos para trocar de moto são todos válidos desde que você preencha os dois requisitos acima.

Eu posso citar um monte de motivos para justificar a troca da minha moto: comprar uma com menos quilometros, em breve terei de gastar mais na manutenção devido desgaste de pneus, o seguro está acabando, procurar uma HD com ABS, usar uma HD com motor maior, pensar em uma HD com uma garupa mais confortável e por aí vai. Todos excelentes pretextos para trocar, mas não quero trocar de moto: portanto não é a hora de trocar de moto.

A HD muda muito pouco ao longos dos anos e racionalmente eu indico como motivos obrigatórios para uma troca de moto a perda de confiabilidade na moto (caiu ou tem um defeito crônico que não se resolve) ou custo de manutenção começando a ficar muito alto para o bolso.

Nessas situações, você perde a vontade de continuar com aquela moto e aparece o primeiro dos dois requisitos: vontade de trocar de moto.

E com o aparecimento do primeiro, o segundo se resolve: arruma financiamento, vende algo além da moto e etc.

Esse é o momento para trocar de moto (ou carro, ou casa ou que quer que seja).

7 comentários:

andré disse...

Estive sábado na HD e fui informado pelo meu amigo JULIUS que as Harleys 2011 e 2012 estão apresentando defeito no regulador de voltagem, inclusive a dele. Abs.

wolfmann disse...

e não existe a peça em estoque para reparo em garantia.

Regulador de voltagem parece ser o calo da linha 2011/2012. Já tenho conhecimento de mais de dez casos semelhantes no Brasil.

Anônimo disse...

Por isso eu digo : Um dos melhores anos de HD é o 2009/2009 ! Zero de defeito !
Wolf, vc esqueceu de mencionar o maior motivo : O bolso coçando, dinheiro sobrando ( aí a gente parte para uma BMW , hahaha !)
Abraços .
Leo C. Lima

Anônimo disse...

De acordo com o CDC, eles tem 30 dias para solucionar o defeito em garantia. Caso não consigam, devem dar quantia respectiva da peça em dinheiro... ai é só comprar na STPaul e instalar. Problema resolvido! Assim que começarem a ter que pagar pelas peças, ai vcs vao ver elas aparecerem do nada...
abracos, Renato

Jorge Lemann disse...

Po, se tá com dinheiro sobrando, e não está na pilha de trocar de moto, não acho que comprar uma BMW é solução.
O bolso tá coçando... vai ajudar quem tá com o bolso coçando de vazio... vai fazer caridade. Não quer dar dinheiro prá ajudar os menos favorecidos? Então doa para uma ONG honesta que faz um trabalho legal aonde você pode trackear o dinheiro.
Quem sou eu prá julgar, você faz o que quiser do seu dinheiro, mas se eu estivesse com ele sobrando, certamente procuraria algo com um pouco mais de sentido.

#FicaADica.

Anônimo disse...

comprar BMW não rola... elas não são garantia de que vc nunca terá um defeito. tenho varios amigos de GS1200 que as vendaram por falta de peças de reposição ou pior, alto preço das peças... e os caras são milionários. Pelo menos as peças da H-D eu posso comprar pela internet, BMW, nem pensar.. E por ser altamente computadorizada, dificilmente vc consegue fazer manutenção fora do dealer... então, se H-D não der certo, vá para honda, yamaha... bmw é tiro errado.

Anônimo disse...

Jorge Lemann:

Me passe o numero e agencia da sua conta bancária que eu vou fazer um depósito pra vc. Vou depositar 71.000,00 pra vc comprar uma BMW 1200 GS Sport.
Depois de tudo que vc postou, acho que vc merece.

Léo Lima