segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

qualidade da gasolina

Que gasolina usar é uma coisa que muita gente pergunta e ainda não escutei nenhuma resposta convincente.

Eu uso gasolina podium na FX e gasolina comum na Fat. Por que essa diferença? Porque funciona bem assim. Motivo para isso? Não sei, mas posso chutar: regulagem da injeção.

A FX não tem filtro SE, portanto utiliza a vazão de ar programada no chip originalmente, e tem escapamento SE II que aumenta a velocidade de saída do ar, possibilitando um ganho na velocidade de troca de gases.

A Fat tem filtro SE e escapamento SE II, portanto trabalha com uma mistura mais pobre (mais ar do que combustível) e tem velocidade de saída de gases maior do que a programação original do chip de injeção. Falhava e por isso comprei o SERT e remapeei a injeção.

A programação original do chip de injeção usa como parametro a gasolina dos EUA com mistura de metanol a 10%, e para a tropicalização a HD Brasil aumenta a mistura ar/combustível possibilitando um ganho se você usa uma gasolina de alta octanagem, que é o caso da podium.

A programação que foi feita com o remapeamento não deve ter levado em conta isso e dessa forma o uso de uma gasolina de maior octanagem causa pré-detonação (que é flagrante pelos estouros que a Fat produz quando se larga o acelerador) que pode ser amenizado com o uso de uma gasolina de menor octanagem.

O uso da gasolina aditivada tem o problema dos aditivos comuns causarem um processo de corrosão nas partes de silicone (juntas e filtros) e essa corros pode entupir os bicos. Para evitar isso só usando a podium pois a gasolina comum deixa muito resíduo.

Para quem ficou boiando, a octanagem é uma medida do quanto a mistura consegue ser comprimida na câmara de combustão antes de haver a detonação.

Em um motor de baixa compressão, como são as HDs, a octanagem baixa não traz pré-detonação da mistura (o popular bater pino) muito frequentemente, por isso utilizar uma gasolina de octanagem mais baixa não traz problema (vai trazer a longo prazo com a manutenção de bicos e sistemas de injeção).

Em um motor de alta compressão, o uso de uma gasolina de menor compressão traz forçosamente a pré-detonação, por isso se recomenda uma gasolina de alta octanagem.

Hoje a gasolina de maior octanagem e menos agressiva a filtros e juntas é a podium. A comum é de menor octanagem e sem aditivos (além do alcool) que possam agredir filtros e juntas. As aditivadas tem octanagem igual a da comum, mas os aditivos permitem uma melhor limpeza do sistema de injeção, mas alguns aditivos são extremamente corrosivos (mais do que o alcool algumas vezes) e por isso quase nenhum fabricante recomenda as aditivadas.

Rodei este fim de semana com a gasolina da Texaco (especial com Techron, que seria a comum das demais companhias, mas na realidade é uma gasolina aditivada com menos aditivos) e tive bom rendimento tanto do motor quanto em relação ao consumo. Acho, e isso é mero palpite, que essa gasolina comum tem o aditivo na quantidade certa para os nossos motores.

Em contrapartida, a FX rodou com o mesmo combustível e teve perda no consumo em relação à podium. Só posso palpitar, mas acho que as regulagens do SERT são mais adequadas a gasolina comum do que a gasolina poium, enquanto as regulagens padrões da HD são mais adequadas a gasolina podium apesar da baixa compressão. Vou fazer revisão e vou pedir para remapear mantendo a gasolina da Texaco até lá. Será uma questão de paciência pelos resultados.

Dessa forma, só mesmo a observação atenta pode dizer qual a melhor gasolina para a sua moto. Comece usando a podium e se você tiver um rendimento bom, mantenha ela sempre que possível (em viagem o que a gente mais encontra é gasolina comum) e se você sentir que o rendimento não é o ideal (falhas ou estouros no escapamento) tente a especial da Texaco e evite as outras aditivadas.

E lógico, procure sempre um posto confiável para abastecer (observar se o posto está dentro de algum programa de controle de qualidade de combustível é um ponto a ser observado).

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