quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sportster: ame ou deixe

A magrelinha da Harley fez 51 anos, tem fãs fervorosos que consideram os problemas crônicos como sendo características da moto e adoram resolvê-los (troca do amortecedor traseiro é obrigatório, assim como um banco mais confortável para o garupa). Por outro lado existem outros que não se dão nem ao trabalho de cogitar o modelo na hora de escolher a próxima moto. Quem tem razão?

Acho que as duas correntes tem suas razões, mas não dá para jogar fora uma Sportster ou colocá-la em um altar.

A Sportster 883 vem sendo muito malhada exatamente por ser uma moto ágil com grande apelo urbano, sendo um pouco difícil em viagens mais longas, mas dando conta do recado perfeitamente nos percursos curtos de bate&volta que são feitos aos sábados.

Como seu valor de compra é o mais baixo das Harley, o modelo vem sendo muito vendido, mas vejo pouco nas ruas e passeios.

Se você levar em conta as características e não exigir da moto aquilo que ela não pode dar, você vai ficar muito satisfeito.

Vou reproduzir alguns trechos de um tópico sobre viagem com a Sportster, reparem como o colega malha a coitada da moto quando na realidade ele escolheu mal a moto na hora de comprar (levou em consideração o valor de uma zero ao invés de escolher a HD usada que seria o "número" dele).

"Pessoal,

Acabei de chegar de Ilha Bela com minha esposa.

Foi minha primeira viagem longa e ainda por cima com garupa de Sporty...Seguem impressões:

1 - O banco original definitivamente é um lixo para ficar muito tempo em cima e motivo de divórcio para a esposa...pu$% que pariu!!
2 - Os amortecedores traseiros são outro lixo, definitivamente. Com a regulagem no "mais duro" eu, 135 Kg, minha esposa, 60Kg e um alforge com uns 15 Kg sofremos. Como sofremos. Cada buraquinho era uma cratera lunar, as ruas de blocos de concreto de ilha bela pareciam a superfície lunar. Ficava invejando as CGs e Twister. Chegou uma hora enquanto rodava por Ilha Bela que quase ofereci troca num Honda Bros....meu Deus que sofrimento. (Carlão, aperta os argentinos, please!!!)
3 - O motor é fraco para top speed. Não tem final. Tá certo que tava pesado, mas chegar a 140 na base do esgoelamento na Carvalho Pinto é triste.
4 - Esquenta demais. DEMAIS! Graças a Deus que comprei o PigXied. Vou colocar amanhã!!!
5 - Consumo (pelo menos algo bom) 22km/l andando no limite entre veloc. máxima / bom senso e segurança.
6 - Inveja: Fiquei invejando as V-Strom e as Varadero que pareciam um míssil na estrada e uma cross nas ruas ruins, com garupa e bauletos...
7 - Autonomia: Péssima. Tanque pequeno não passa confiança mas ajuda a salvar o casamento devido a falta de conforto. O fato dele ser pequeno salvou ..rsrsrs
8 - Curvas da Tamoios: o lado esquerdo raspa sem dó e o ângulo de inclinação para a esquerda é muito reduzido (talvez por causa do amortecedor no talo - se é que isso que vem é um amortecedor). O lado direito, graças as ponteiras do Carlão, permite uma inclinação bem melhor, aproximadamente o dobro do esquerdo.

É isso. Rumo a uma HD maior, só falta coragem de encarar um "boletão".

Quem aí tem Road King e Electra Glide? Podem me dar as impressões?

Abraços
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Ghirlanda
XL883STD'08 Vivid Black - Uncle Style
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- DogKiller FMV
- Sissy Bar Detach. JJCustom
- WindShield Motovisor
- Xenon 8000K + Led
- Alforge Traseiro Gigante
- Manoplas Kuryakin ISO
- Plataformas traseiras FMV
- DragPipes do Carlão
- Muito Breve: Amort. FAR Heavy Duty
- Breve: Banco + fofo para a patroa.
- Breve: Alforges Laterais




Caro Ghirlanda,

Pela descrição feita, certamente que a 883 não é seu nº.

Essa moto é mais apropriada para uso solo.

Seu peso mais o de sua esposa dá 195 kg. Com os 15 kg de bagagem, a moto foi a 210 kg, mais os 12 litros de combustível, óleo, acessórios etc., certamente que a carga total deve ter atingido um nº próximo a 230 kg, o que, salvo engano meu, deve superar amplamente o total de carga admissível para a 883.

A Fatboy, cujo torque é o dobro da 883, tem carga máxima admissível de 197 KG...

Dentro dessas condições, o comportamento da moto deve ficar sofrível mesmo, ainda mais com os amortecedores originais.

Abraço
JF-GI



Ghirlanda,

Concordo com o mestre JF. A Sportster não é a moto ideal para seu uso. As "Big Trails" são de longe as motos mais confortáveis quando se pensa em viagem a dois com bagagem em qualquer tipo de terreno.

Mas para piso de regular a bom as HD Touring são excepcionais.

A sportster é uma moto confortável para uso urbano e pode ficar razoavelmente confortável para viagens a dois com algumas adaptações (sissy-bar, banco "confort" e amortecedores progressive), mas não esqueçamos que ela custa uns 25K. Não se pode exigir de um Celta o mesmo de um Omega, apesar de serem produzidos pela mesma empresa.

Tudo tem seu preço.

Abraços,

Kaka Desbrousses
XR 250 Tornado 03
XL 883 STD 97 "Classic Harley"



Concordo com vocês! Só quis relatar minha experiência.

Essa semana vou procurar uma RK, mas tô com fortes tendências a partir para uma electra glide. O foda é que preciso de uma para usar todo dia...

Quanto ao peso máximo admissível, conferi agora no manual e é de 205kg!

Abraços!


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Ghirlanda
XL883STD'08 Vivid Black - Uncle Style



Ghirlanda, pela experiencia que temos com 883 no grupo somente em algumas retomadas é que elas ficam um pouco para tras de resto elas nos acompanham com tranquilidade e sem dúvida ralam as gordas nos circuitos mais travados.

Eu tive um RK e atualmente estou com uma EG e vendi a minha Bandit 650S recentemente, se o seu parãmetro de comparação é a Bandit pode esquever velho por que como moto a Bandit rala qualquer HD, no freio, na estabilidade, na arrancada, na final, em curvas e em retas que chegam a velocidade superior a 270 km/h, fora a agilidade no trasito e tudo mais.

O lance das customs está na postura de estradeiro, curtir a paisagem, velocidade de cruzeiro até 120/130, onde a moto está na sua faixa de operação tanto em giro como estabilidade, lógico que já toquei a RK acima de 180 no velocimetro e alguns vão dizer que andam muito acima dos 130 com traquilidade, mas elas não foram desenhadas para isto e a resposta lenta nas manobres e o centro de gravidade baixo que dificulta a frenagem torna o risco mais alto, além do problema de torção do chassis.

A RK é mais ágil e firme que a EG, inclusive se sofre menos com a influencia do vento, no entanto esta tem uma dirigibilidade incrível para uma moto deste tamanho e peso...
WBugno"



E aí... é culpa da magrela?

4 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal
Aproveitando a oportunidade, estou adquirindo uma 883R (2007) vocês, que já estão "velhacos" podem me indicar alguem que venda ou confeccione bancos para esse brinquedo. Estou idealizando algo do tipo Solo (parecendo cela) com o do garupa removível, acho eles bonitos, mas tambem teri que levar em consideração o conforto da "Dona Onça", minha esposa está começndo a andar comigo ela é guerreira viajou comigo, RJ SP e SP RJ,em uma Tornado sem reclamar, mas quero ouvir a voz da experiência.
Agradeço antecipadamente.
Abraços! Vilmar.

wolfmann disse...

Vilmar, no Rio o Erê tem boa reputação em fazer bancos personalizados.
Ele tem um site na web onde você pode pegar melhores informações.
Se quiser optar por um banco original HD, te recomendo os bancos que estavam equipando as Sportsters até 2006, pois você tinha um banco para o garupa separado te dando a opção de rodar com banco solo.
Exsitem dois fórums que eu participo e que o pessoal tem muita experiência em Sporsters: o fórum dos biduzidos (www.biduzidos.com.br) e o fórum HD (www.forumhd.com.br).
Entra lá que com certeza a turma vai te dar melhores informaçoes.

Mario disse...

Eita, óia eu aí!!!

Rodrigo B. disse...

Ola, parabens pelo site!!
Estou inconformado com o relato do nosso amigo. Possuo uma Sportster e estou muito feliz com ela e sempre soube dos "problemas" cronicos que ela poderia vir a oferecer, mas fala serio, uma pessoa com cento e poucos quilos, mais garupa e bagagem em uma Sportster usada em uma viagem...fala serio!!! E o mesmo que querer usar uma Ferrari na lama, um absurdo. Sportster e para se usar na cidade, uma HD para o dia-a-dia e de preferencia, sozinho!!! Pede para o amigo escolher melhor e usar mais a razao ao inves de pensar no bolso. Um cara que renega uma HD e cogita a hipotese de troca-la por uma Honda, nao merece nem passar perto de uma loja da HD, o que dira ter uma. Desculpe pelo desabafo,mas amo HD e nao suporto ver um sacrilegio desses!!
Abraco