A pedido, levei os bicos de volta ao mecânico que fez a limpeza. Visualmente não pareciam sujos (estado bem diferente do estado inicial), mas ainda assim foi feita nova limpeza.
Inicialmente um dos bicos (o bico do cilindro frontal) parecia entupido enquanto o outro bico espargia normalmente. O mecânico deu batidas leves na lateral do bico e aumentou a pressão da bomba de limpeza (dobrou a pressão de 3 para 6 bar) e o bico começou a dar sinal de vida até voltar a espargir normalmente.
Segundo o mecânico, pode ter travado o diafragma que controla a abertura do bico e com esse aumento de pressão ter vindo a normalizar.
Só tinha um jeito de verificar: instalado novamente, a moto funcionou bem por uns três minutos e voltou a trabalhar mal, falhando e não mantendo a marcha: somente com a ajuda do acelerador. Não houve erro no log, o que leva a crer que o erro anterior foi acarretado pelo travamento total do injetor, deixando de haver combustão no cilindro frontal e que no momento o injetor ainda deixa passar algum fluxo de combustível, mas de maneira completamente fora do padrão.
Resumo da brincadeira: parece que preciso de novos injetores. A bem da verdade só precisaria de um injetor, mas acredito que o defeito, se for mesmo nos injetores (ainda existe a possibilidade de ser a bomba de combustível, mas ela foi testada na mesma oficina que limpou os bicos e manteve a pressão de serviço em 3,5 bar), seja derivado da má qualidade da nossa gasolina ou desgaste por tempo de uso.
Recomendação normal: troca do par. Problema também normal: achar um par de injetores. Na limpeza, o mecânico havia descartado problema nos bicos, parecendo que tudo estaria funcionando normalmente, tanto na parte elétrica quanto na parte mecânica, e por isso não trouxe bicos injetores dos EUA.
O dealer carioca tem apenas um injetor ao preço de R$519,00, com o desconto HOG sai por R$ 496,00. Na última cotação que fiz na Brazil Custom (julho deste ano) me foi dado preço de R$445,00 também preço unitário, mas seria necessário importar e o prazo era superior a um mês.
Cotando no dealer que costumo importar tenho um preço de U$ 93 por bico, acrescido de frete de pelo menos U$ 60 vai chegar a uma conta de quase U$ 250 (R$ 600) que ainda pode ser taxado na chegada ao Brasil.
Para compra no E-Bay, esses injetores estão com preços unitários variando entre U$ 40 e U$ 80 (cotação de hoje à tarde) e também vamos ter um frete (menor que o frete do dealer, mas não vai ser menos de U$ 40).
Tudo isso toma tempo e ando querendo resolver o problema e fiz novamente cotação na Floripa Harley-Davidson: preço unitário de R$345 e frete via SEDEX, devo estar com os injetores no máximo na próxima segunda-feira. Não cotei nos dealers paulistas e nem no dealer mineiro (meu caminho normal) por já ter sido muito bem atendido na Floripa Harley-Davidson quando precisei do filtro de gasolina e não encontrei nos dealers do Rio, SP e BH.
Mais uma vez, o dealer catarinense mostra que tem bom estoque de peças de reposição (vai fornecer o par de bicos) e preço justo (apenas R$ 90 a maior que a cotação do dealer americano). Estou ficando cliente assíduo da Floripa Harley-Davidson, indicação do meu amigo Wilson Roque.
3 comentários:
Fico feliz em saber que a Floripa Harley-Davidson tem podido ajudá-lo. Realmente é um dealer com serviço e atenção ao cliente semelhante ao encontrado nos EUA. Tomara que sirva de exemplo para os demais.
Wolfmann,
Acompanho seu site faz um bom tempo.
Bem, tenho uma heritage 2012 e recentemente tive um problema semelhante ao seu.
Limpei os bicos e nada ...
Então fui à concessionária. Eles disseram que era o sensor de temperatura. Trocaram na garantia.
Resolveu. Minha moto não falhou mais, nem deixou de manter a aceleração.
Bem, não sei se esse relato te ajuda. De qualquer forma ...
Abraço,
Allegretti
Roque, dessa vez liguei antes para a Floripa HD que para São Paulo. Preço justo e tinha em estoque: nem perdi tempo.
Ricardo, já troquei esse sensor: trouxe na viagem que fiz aos EUA.
Postar um comentário