E ainda não foi dessa vez que consegui fazer a moto rodar.
Com a troca dos sensores do acelerador (throttle) e temperatura do coletor (intake temperature) a moto passou a responder à aceleração com mais precisão, em compensação o defeito original ficou mais fácil de perceber.
Saindo com a moto para rodar, o defeito foi se agravando até que a moto deu a impressão de que estava com apenas um cilindro funcionando. Chequei cabo de vela e vela e estava tudo normal.
Na volta para casa, ainda com a sensação de apenas um cilindro funcionando, já acendeu a luz da injeção e verificando o log de erro apareceu a mensagem p1353 - front cylinder no combustion (falta de combustão no cilindro frontal).
Falta de combustão significa problema na centelha ou falta de combustível. Como o bico foi limpo e testado, os cabos de vela e as velas foram trocados, o vilão ficou sendo a bobina.
Tirei a bobina e testei na moto de um amigo e não apresentou defeito.
De volta ao início, inspeção visual de velas (normal), e verificação dos contatos do cabo de vela (normal). Sobrou para o bico.
A ideia inicial era trocar os bicos de lugar, mas o mecânico que fez a limpeza pediu para verificar se houve algum problema novo e mandei para ele verificar.
Até agora, a pesquisa pelo defeito me fez substituir várias peças que já apresentavam desgaste pelo uso (filtro e regulador de pressão, mangueiras, sensores no coletor, velas e cabos) e uma peça cuja a troca parece ter sido desnecessária (linha de combustível), além do tempo para fazer tudo isso em casa (já são três meses), sem descobrir a causa do defeito original.
Em termos de custos, ainda não chegou a números exagerados (R$95 para o regulador, R$ 225 para o filtro, R$ 60 para a limpeza dos bicos, U$85 para os sensores), mas o desgaste das tentativas faz com que eu perca a confiança na moto, a grande qualidade dela.
Vamos ver se ela recupera isso novamente.
7 comentários:
Que coisa irritante... Eu tinha um erro de injeção na minha antiga Dyna que tentei resolver de todas as formas, mas ele sempre voltava. Hoje ela pertence a um grande amigo, que a comprou sabendo desse erro, mas ele nunca mais apareceu... Vai entender.
Eu dei uma pesquisada no HDForuns e quem teve esse problema seguiu a sua lógica de trocas também.
Qual era o estado da sua vela dianteira?
Ola, wolf! A minha Dyna uma vez ficou assim com um problema parecido, falhando primeiro e depois explodindo apenas um cilindro. O problema foi no conector eletrico do bico injetor de vante. Com a vibração ele acabou folgando, ficou com mal contato e depois soltou de vez. Tenta dar uma olhada nos conectores eletricos se tao tudo ok e aperta eles. Espero que de certo. abraco.
Ricardo Certo
wolf, bom dia.
"sugestões atrasadas e´melhor que não sejam dadas" mas... vc deveria ter commprado um carburador e os acessórios, imagina camarada, vc que eh uma referência em hd no brasil, abandonar a efi? os fundadores iriam resuscitar assombrar estes engenheiros de nada, que não conseguem fazer uma e efi que funcione,chama o chines da "effa motors" rsrsrrsrsr.
para vc empresto minha 97 carburada
abraço forte
americo.ney@gmail.com
Bayer, a vela estava com eletrodo na cor certa e com a folga correta, sem apresentar desgaste no eletrodo. Tanto a vela que retirei quanto a vela que estou usando agora.
Ricardo, antes de tirar os bicos verifiquei as tomadas e encaixes: tudo em ordem. Vamos o ver o novo veredicto sobre os bicos.
Américo, obrigado pela oferta. Ainda não desisti da injeção: acho importante localizar a causa do defeito. Substituir a injeção pelo carburador não é um processo difícil e já existem relatos sobre esse procedimento no fórum Harley. O Adriano já fez essa substituição em duas motos aqui no Rio e se decidir por esse caminho já tenho até o carburador para usar.
Sou teimoso, vou insistir na pesquisa.
Olá amigos eu comprei uma Heritage com vários problemas e um deles era o erro p1353 (falta de combustível no cilindro dianteiro), primeiro a moto dava umas cabeçadas em baixa depois dava falta em alta, um dos problemas constatados foi a mangueira de combustível dentro do tanque estava furada e dava refluxo, trocada resolveu o problema da cabeçada em baixa, depois troquei as velas e cabos, mesmo assim dava falta em alta erro p1353 e a luz da injeção acendia, fiz uma revisão geral de bicos, pressão de bomba, atuadores, sensores e tudo estava perfeito e o erro continuava, visto que a moto esta com os escapamentos abertos ocorre que a moto necessita de mais combustível e um fluxo de ar mais frio, fiz um suporte, um cano e uma corneta na frente puxando o ar mais a frente dos escapamentos (ar frio) e fiz a troca dos cabos de velas novamente, colocando cabos da marca MSD, por final a moto ficou perfeita e não acende mais a luz da injeção.
Espero que minha experiência possa ajudar os amigos Abraço. att: Alberto Gamboa
Boas, rapaziada estou com esse mesmo problema p1353 falha da queima no cilindro dianteiro já fiz toda a limpeza de bicos do tbi e por aí vai fiz os testes de continuidade dos conectores da bobina e dos bicos injetores e nada até agora
Décio, pela minha experiência, não tem muito mais para fazer além do que já fez.
Pode tentar baixar o mapa original na ECU para ver se houve algum corrompimento no mapa que está usando, mas para isso vai precisar de um mecânico que tenha acesso às ferramentas de software de injeção.
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