Chegou no e-mail uma pergunta sobre o FOB da Low Rider. O colega demonstrava irritação com a sua Fat Boy 107 por ter recebido apenas um FOB ao invés dos dois como sempre havia recebido.
Na entrega da moto o Marcelinho fez a tradicional explanação mostrando detalhes da moto, entrega das chaves, ferramentas para regular a suspensão, manual, capa para moto (cortesia da Rio HD) e trocando o segredo do Security System.
O que ele chamou a minha atenção: a Low Rider S não tem chave de ignição como a Road King Special (a moto liga no corta corrente na presença do FOB), apenas um FOB (a HDMC deixou de entregar um FOB reserva), a bateria já vinha preparada para utilizar o Battery Tender com o rabicho colocado para fora da tampa, a existência de duas chaves da tranca da direção (a reserva está presa na pasta do manual) e detalhe para a mudança do formato da chave da tradicional chave de tubo para uma chave com o segredo em 3D, ausência de sirene no Security System (agora o alarme aciona apenas os piscas), porta USB já instalada na coluna da direção abaixo da linha do tanque (para quem usa o celular no suporte é uma mão na roda) e a regulagem da mola da suspensão traseira através de ferramenta para dar aperto no conjunto ao invés da catraca que vem embaixo ou do lado direito do banco.
Para meu uso ter um FOB reserva nunca foi detalhe relevante, mas confesso que sinto falta da chave de ignição. Já não gostava de não ter chave de ignição quando usei a CVO, mas é simplesmente por hábito.
Na reclamação do colega, o fato de não ter recebido um segundo FOB mostrava descaso pelo cliente. Eu não vejo assim. É uma economia em escala de produção que não significa grande coisa em uma moto, mas faz diferença para o fabricante na produção de milhares de motos, basta ver o exemplo da Apple ao deixar de fornecer fones de ouvido e carregadores para IPhone 12.
Está registrada a insatisfação do colega por não receber dois FOBs.
Um comentário:
É a evolução natural, com o corte de custos. Em muitos casos não faz muita diferença, como por exemplo, do Manual do Proprietário. Várias montadoras (motos e carros) já não fornecem o manual impresso, só em .pdf, que o cliente tem que baixar de um site. Celulares não tem qualquer tipo de manual, há anos.
Postar um comentário