quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dealers encerrando as atividades: quem é o vilão da estória?

Postei no mês passado a posição da HDMC Brasil afirmando pela continuação das atividades (veja aqui), mas o anúncio do encerramento de atividades feito por vários dealers vem deixando a comunidade preocupada com o futuro da marca no Brasil.

Até o momento sete dealers já se posicionaram pelo encerramento do contrato de representação da marca, são eles: Salvador, Fortaleza, Cascável, Vitória, Caxias do Sul, Santos e ABA SP.

Nos comunicados que tenho lido, os dealers se justificam afirmando que a nova estratégia da HDMC inviabiliza o modelo de negócio e creditam a responsabilidade do fechamento das lojas a HDMC.

Um contrato tem sempre duas partes e se uma das partes está insatisfeita e deseja encerrar o contrato deve indenizar a outra parte. Esse é princípio envolvido na teoria geral dos contratos, ou traduzindo: quando um não quer, dois não brigam.

Desse modo, tanto HDMC quanto os dealers envolvidos no relacionamento contratual são responsáveis pelas decisões de fechamento das lojas.

A estratégia atual da HDMC prevê uma reestruturação do modelo de negócios a partir de uma simplificação de processos e melhoria da logística de distribuição e isso vai ter um preço e tomar tempo para dar resultados por isso vai diminuir produção e cobrar mais caro pelos seus produtos.

Para não inviabilizar o modelo de negócios com aumento além da capacidade do mercado consumidor, a HDMC está cortando a margem de revenda do dealer.

As consequências práticas serão um número menor de motos produzidas diminuindo o faturamento dos dealers e uma margem de revenda menor reduzindo ainda mais o capital para se sustentarem.

O que mais tenho escutado é que a HDMC terá como meta vender 3000 motos em 2021, cortando as cotas dos dealers pela metade e que a margem de revenda também foi reduzida a metade com o novo contrato, representando uma queda no resultado final dos dealers de mais de 50%.

Quem não quis bancar essa aposta no novo modelo de negócio, assinou o distrato e foi indenizado pela HDMC, mas notem que não ter o bar'n'shield no letreiro não vai tirar o dealer do mundo HD.

Todos os comunicados dos dealers que estão encerrando atividades afirmam que continuarão prestando serviços e revendendo motos usadas, ou seja deixam de vender motos zeros, mas vão continuar vendendo HDs, fazendo revisões e vendendo roupas e acessórios.

A comunidade HD vai continuar sendo atendida.

Nenhum comentário: