terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Low Rider S: licenciamento 2021

O emplacamento da Low Rider S foi cortesia da Rio Harley-Davidson, recebi a placa MERCOSUL 40 dias depois e só na semana passada (mais de 60 dias após a compra) foram liberadas as guias para pagamento pela SEFAZ RJ.

Em um momento de receitas baixas, a burocracia fluminense presta um grande desserviço à população. Meu caso não é uma exceção isolada, podem ser vistos vários veículos novos rodando sem placa por ineficiência da máquina governamental.

O IPVA da LRS ficou em R$136,12 (saldo de 2020) + R$ 1.338,10 (referente ao IPVA 2021 com desconto para pagamento em cota única) + R$ 219,37 (taxa para licenciamento e emissão de CRV eletrônico 2021 recolhida através de GRT) totalizando R$ 1.693,59.

No momento estou aguardando que o CRV digital seja atualizado no aplicativo Carteira Digital do Governo Federal para completar o licenciamento 2021.

Só resta uma dúvida, que já coloquei no ano passado (pode ver a postagem aqui): qual o serviço prestado pelo DETRAN que gerou a taxa de licenciamento? 

Em 2020 foi cobrado pelo licenciamento anual R$ 204,18 para emitir o CRV e atualizar o banco de dados da autarquia e da SEFAZ, enquanto em 2021 o serviço para atualizar o banco de dados do DETRAN e da SEFAZ (a emissão de CRV está suspensa desde 01/07/2020) recebeu aumento de 7,44% (a inflação oficial que regula o aumento de pensões e o salário mínimo foi de 4,52%) para executar um serviço mais simples e mais econômico (antes a CRV era impressa em papel moeda pelo DETRAN).

4 comentários:

Satan disse...

Fugindo bastante do tópico, alguma notícia sobre os problemas dos motores M8 ? Lhe pergunto pq estou para comprar um RGS 19 com M8 114, 7.500kms e te confesso que fico com um pé atrás devido aos "boatos" (ou não) recorrentes. Devo arriscar ?

wolfmann disse...

Como diria Jack, vamos por partes. Os primeiros M8 107 que equiparam as Tourings em 2017/2018 tiveram alguns problemas com a bomba de óleo.

A minha RKS tinha motorização M8 107 modelo 2018, fabricação 2017 e pelo que pude apurar na Rio HD (dealer que comprei a moto) a bomba de óleo já era problema resolvido, havendo problemas recorrentes com o regulador de voltagem (que foi trocado em garantia na minha moto).

Em 2018 as Tourings passaram a usar motorização M8 114 e tivemos um problema recorrente do oil sumping, uma passagem de óleo da caixa de embreagem para a caixa primária que mereceu recall e tem solução simples com a substituição de respiro entre as duas caixas.

Essa passagem de óleo ocorreu mais raramente nos motores M8 107 que equiparam as Tourings (tenho um amigo que precisou fazer o recall fora de garantia para substituir o respiro em um SG 2017).

Os modelos 2019 e 2020 já vieram com esse novo suspiro e não tenho conhecimento de casos acontecendo com as Tourings a partir de 2019.

Não sei o estado da moto e nem como foi feita a manutenção, mas vale uma olhada no nível de óleo da primária pois se estiver com excesso, provavelmente terá de haver substituição do suspiro. Note que essa moto (7.500 kms) está próxima da revisão de 8.000 kms (5.000 milhas) que se ainda não foi feita será um custo que terá de arcar assim que estiver com a moto e vale a pena dar uma "chorada" por conta dessa despesa.

Espero ter ajudado.

Roque disse...

Os governos (federal, estadual e municipal) no Brasil cobram os cidadãos por serviços que não prestam, não são necessários e/ou não foram solicitados. É a versão do feudalismo no século 21.

Satan disse...

Muito obrigado mesmo ! Agradeço imensamente pela atenção e tempo gasto ! Abração