Foram publicados os números referentes à produção e venda no atacado em Abril e fechando o primeiro quadrimestre.
A HDMC teve seu melhor mês no ano, mostrando que as promoções foram eficazes para recuperar as vendas e dando mostra que o mercado aceita um reajuste menor na tabela. Espero que essa conclusão tenha sido a mesma que a diretoria da HDMC tenha chegado.
A HDMC produziu 1569 unidades e vendeu 1341 unidades, projetando quase 5000 unidades produzidas para 4000 unidades vendidas.
Embora siga dentro da meta, ainda gera um encalhe em cerca de 1000 unidades.
Acredito que a produção seja diminuída para controlar a demanda, assim como acredito que as promoções devam prosseguir até a normalização desse balanço entre produção e venda.
Já a concorrente Indian, marca da Polaris, vem mantendo o balanço produção e venda zerado: até o momento são 242 unidades produzidas e 242 unidades vendidas, embora exista saldo de Roadmaster (quatro unidades) e vendas de Chieftain a serem produzidas para atender (quatro unidades).
A Indian segue dentro da meta de 800 unidades em 2016 (no momento a projeção se mostra ligeiramente abaixo: 726 unidades) e que podem influenciar na meta da HDMC.
Comprovando o sucesso da promoção da HDMC o top ten de vendas para 2016 mostra Sportster, Fat Boy e Limited entre os dez mais vendidos: Iron (324 vendidas e 260 produzidas), Breakout (132 vendidas e 216 produzidas), Fat Boy Special (127 vendidas e 133 produzidas), Sportster 48 (122 vendidas e 133 produzidas), Limited (114 vendidas e 132 produzidas), Sportster 1200 Custom (80 vendidas e 76 produzidas), Heritage Classic (64 vendidas e 102 produzidas), Fat Boy (58 vendidas e 36 produzidas), Night Rod e Deluxe (ambas com 46 vendidas, 47 unidades da NRE produzidas e 98 unidades da Deluxe produzidas).
A promoção não afetou o desempenho do restante da família Touring, que vem mantendo um público fiel: Street Glide Special (33 vendidas e 47 produzidas) e Road King (42 vendidas e 74 produzidas) seguem dentro do volume habitual.
Detalhe que merece nota é o balanço de venda e produção da Breakout , Heritage Classic e Deluxe mostrando volume significativo de encalhe e já merecendo uma promoção para melhorar a situação.
Vale mencionar que o baixo volume de vendas da família Dyna vem comprovando a péssima aposta em manter a motorização TC96 (Fat Bob vendeu 18 unidades, a Street Bob vendeu 31 unidades e a Low Rider vendeu 17 unidades, mantendo a lanterna desde 2015) e a desova das CVOs 2015 (Limited vendeu 44 unidades e a Street Glide vendeu as últimas 10 unidades), proporcionando a chegada da linha 2016: a primeira Limited CVO foi vendida em Sorocaba e a primeira Street Glide CVO já saiu da fábrica (ambas com apenas uma unidade produzida).
Finalizando deixo duas observações: a primeira é que a Indian (ainda) não é concorrente de peso da HDMC, mas já atrapalha a estratégia de vendas da HDMC. Com um desempenho constante, vem subtraindo uma parcela pequena do mercado da HDMC e fazendo com que a montadora líder altere sua estratégia de preços para acabar com encalhes antes mesmo de terminar o primeiro semestre.
E a segunda é uma mudança na preferência do consumidor do segmento custom, notadamente os clientes com maior capacidade econômica (alvo preferido da HDMC com sua família Touring), que começa a perder o "hábito" de só procurar no dealer HDMC e já enxerga a Indian como uma opção interessante de compra. Talvez seja o momento da HDMC repensar sua estratégia de marketing voltada apenas para o life style.
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