O HOG RJ, dentro do seu planejamento orientado pelo Chapter Director Artur Albuquerque, tem uma reunião mensal e a ata dessas reuniões é publicada na página do Chapter no Facebook.
Na ata desse mês constam dois detalhes interessantes: a constatação da baixa adesão dos veteranos ao evento HOG Brasil conforme já havia comentado antes (leia aqui) e resposta a uma reclamação de um calouro que não conseguiu acompanhar o ritmo do trem, ficando para trás e sendo acompanhado pelo cerra-fila do passeio.
A resposta segue a filosofia que sou defensor: se você não se sente confortável no trem, seja por não conseguir acompanhar o ritmo ou seja por querer impor um ritmo individual, deixe o trem. A segurança do trem depende da formação e o do respeito à regra.
A velocidade do trem é um compromisso entre a velocidade do mais lento e o esforço que o mais lento faz para evoluir e se aprimorar.
O trem tem um ritmo estabelecido durante o briefing, leva em consideração a dificuldade inerente do deslocamento de grande número de motos e é algo "acordado" entre todos os participantes.
Se você acha que o trem vai te acompanhar durante todo o percurso, você precisa repensar seus princípios. É claro que ninguém pretende deixar um colega de viagem para trás, mas exige-se que todos tentem acompanhar o ritmo proposto. E não pense que o cerra-fila é o seu anjo da guarda: o cerra-fila tem um compromisso com o grupo e não pode abandonar o grupo para acompanhar um retardatário, no máximo irá até a próxima parada para acertar detalhes de quem irá acompanhar o retardatário para que possa voltar a desempenhar as funções para com o grupo.
Se isso não é possível, combine com amigos que estejam dispostos a acompanhar o seu ritmo ao invés de seguir um ritmo previamente combinado.
Experiência se adquire com a prática, e é a experiência que facilita a prática. É um círculo de aprendizagem e se não consegue executar, recomendo que deixe de lado a vaidade e o orgulho, indo em um trem mais lento até conseguir seguir confortável na velocidade limite da estrada (velocidade normalmente acertada para os deslocamentos em grupo).
Do mesmo modo, se o grupo grande te deixa inseguro, respeite seus limites e acerte viagens em grupos menores. Não são todos que sentem a vontade pensando que o colega da frente ou de trás vai conseguir evitar qualquer problema de percurso durante a viagem em grupo.
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