quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pneus IV: Metzeler completam 10.000 kms

Os pneus Dunlop originais tem uma reputação muito ruim na chuva, mas tem grande durabilidade: eu consegui rodar 43000 kms com o dianteiro original e a metade com o pneu traseiro original.

Por conta da boa reputação de aderência no piso molhado que os Metzelers tem, fiz a opção por eles quando troquei o jogo de pneus. Mas como não existe almoço grátis, sempre disseram que a durabilidade deles seria menor que a durabilidade dos Dunlops.


Bom, esse jogo de pneus alcança a marca de 10000 kms rodados, o que representaria meia vida nos pneus Dunlops e continuam mantendo um desgaste bem parecido com os originais.

Na foto acima está o pneu dianteiro: sulcos bem profundos, sem mostras de estar "quadrado" ou sem mostras de deformações irregulares.





E na foto acima o pneu traseiro, já mostrando sulcos menos profundos, mas com bastante borracha. Detalhe para a marca na banda de rodagem mostrando os efeitos em rodar com 4 libras abaixo da calibragem recomendada.`


Pela diferença de custo entre as marcas, os Metzelers já se mostram uma solução bem melhor que a troca mantendo os Dunlops e pelo exame visual parece que irão durar tanto quanto os originais, desmentindo a fama de pneus menos duráveis.


Sobre o uso desses pneus, até agora vem sendo uma experiência bem melhor que os quilometros rodados com os Dunlops. O perfil mais agudo me obrigou a baixar a calibragem para deixar a banda de rodagem parecida com o Dunlop (que me agrada mais) e até o momento não apresenta deformação que condene a prática.


Outro detalhe interessante foi a minha dificuldade em me adaptar à maior velocidade de saída de curva que esses pneus permitem, mas depois que acostuma fica muito bom.


Vamos ver até onde irão esses pneus e se os relatos de que a partir de agora a deterioração será mais acelerada.

3 comentários:

Unknown disse...

Ola mestre!

Tudo bem?
Qual o modelo do seu pneu? ME880 ou 888?
Atualmente qual esta usando?

Tomei alguns sustos com os dunlops no molhado e (apesar da moto ainda ser praticamente zero) estou pensando em trocar pois viajo bastante. Ah, os sustos foram apos 500km, portanto sem cera!

Estou pensando nos ME888 mas não acho a medida 200 da Fat Boy....

Alguma recomendação?

Obrigadom,

wolfmann disse...

Esse post é antigo: a minha experiência com os Metzelers não foi satisfatória, mas não usei o ME 888 e sim o ME 880 (modelo anterior).

O ME 880 traseiro acabou com 15000 kms (completamente quadrado e com a marca TWI aparecendo) de forma bem repentina: vinha bem e de repente ficou muito ruim e na inspeção visual vi que tinha chegado ao fim sem dar aviso.

O dianteiro ainda rodava mais, talvez mais 15000 kms, mas não arrisquei e troquei os dois pelos Michelin Commander II.

Atualmente já passaram a marca de 18000 kms rodados e continuam respondendo muito bem.

Lembrando sempre que a medida da minha Fat é diferente da sua medida, mas eu te recomendo os Michelin Commander II ao invés do ME 880.

Sobre o ME 888 não dá para comentar porque não os usei.

abraço

Unknown disse...

Vou ver este Michelin entao, vejo comentários conflituosos dos ME880..... mas so elogios do ME888, o problema é que parece não existir para o 200.

Os Dunlop para o meu uso são terríveis....uso a moto todo dia e pego muito a Regis para CWB, muita possibilidade de chuva....

Valeu!