Publicados os números de terceiro trimestre e a HDMC deve cumprir a meta de 4000 unidades em 2016, caso que não deve acontecer com a Indian com estimativa de apenas 600 unidades ao invés das 800 para 2016.
A HDMC produziu 3306 unidades e vendeu 3461 unidades até 30 de setembro e a Indian aponta 465 unidades produzidas e 455 unidades vendidas.
Tanto Iron quanto Scout continuam sendo o best seller de HDMC e Indian.
Analisando a situação da Indian, a maior queda se deu exatamente em setembro onde a Polaris montou apenas 10 unidades da Scout, seguindo a tendência de agosto que havia montado apenas 19 Scout e 1 Roadmaster.
A Indian iniciou uma promoção em outubro, seguindo a ação que a HDMC vem fazendo desde maio, baixando os preços de tabela em cerca de 10%, mostrando que não basta ter um bom produto: é preciso ter preço também.
Outro detalhe que chama a atenção é o fator novidade que muda de lado após o anúncio por parte da HDMC do novo motor M8 para as Tourings, fazendo com que compradores comecem a repensar a compra das Roadmasters para esperar as novas Limited (e o preço que serão vendidas).
A demora na baixa do preço por parte da Polaris pode ser a causa em não atingir a meta de 800 unidades. Vamos ver como será o último trimestre.
Já a HDMC mostra que a estratégia de promoções para evitar que os estoques cresçam no pátio da fábrica vem dando resultado, podendo terminar 2016 dentro da meta prevista com estimativa de crescimento de 10%.
O top ten da HDMC até o terceiro trimestre ficou assim: em primeiro a Iron (717 vendidas e 597 produzidas) seguida da Fat Boy Special (411 vendidas e 518 produzidas), Breakout (356 vendidas e 449 produzidas), Sportster 48 (344 vendidas e 311 produzidas), Limited (326 vendidas e 263 produzidas), Heritage (198 vendidas e 174 produzidas), Sportster 1200 Custom (153 produzidas e 106 produzidas), Deluxe (143 vendidas e 134 produzidas), Road King (124 vendidas e 115 produzidas) e fechando a lista Street Glide Special (115 vendidas e 107 produzidas).
Chama a atenção a situação das Dynas: a Street Bob foi a sexta mais produzida (181 unidades) e a Fat Bob foi a sétima mais produzida (158 unidades) até o terceiro trimestre e não aparecem no top ten de vendas, o que leva a supor que entrarão em promoção.
A Low Rider segue como o mico do ano com 18 produzidas e 26 vendidas, mostrando que não caiu no gosto do brasileiro.
As VRSC também vem perdendo público, coisa que a HDMC já percebeu pela queda na produção: a Night Rod teve 100 vendidas e 53 produzidas e Muscle teve 80 vendidas e 72 produzidas. Juntando os dois modelos, as VRSC conseguem ficar em sexto, a frente de Heritage, XL1200, Deluxe, Road King e Street Glide Special, todos modelos com público cativo.
E para encerrar, as CVOs não vieram (apenas 12 Street Glides 2016 foram montadas e nenhuma Limited) e só aparecem na terra brasilis com o novo motor M8 114 SE. Detalhe: apesar desse número baixo de produção, as CVOs tiveram um bom desempenho na "desova de estoque" do início do ano. Foram 44 Limited e 10 Street Glide 2015 vendidas nos quatro primeiros meses do ano.
Provavelmente a união dos fatores "desova de estoque" e o novo M8 são os responsáveis pelo fato das CVOs 2016 não terem chegado ao Brasil como previsto.
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