domingo, 7 de abril de 2013

Caminho natural


No sábado, conversando sobre a postagem dos 110 evoluindo da HDMC, apareceu a pergunta sobre o destino dos Twin Cam. 

A HDMC vem chegando ao final de um caminho com o Twin Cam: o motor refrigerado à ar. Com as seguidas restrições de emissões de gases que vem sendo impostas fica cada vez mais perto o prazo final desses motores.

Acredito que o motor HD refrigerado à água será uma necessidade para se manter dentro de um mercado cada vez mais preocupado com as emissões de gases.

Atualmente a HDMC vem aumentando seus motores TC para poder restringi-los sem perda notável da potência que os proprietários estão acostumados. Hoje os maiores motores já encostam no limite de 120 cubic inch (2.0 l) e penso que esse “número mágico” vai ser a chamada para o motor refrigerado à água.

Fabricantes europeus já começam a reformular sua linha de motores refrigerados à ar e nem sequer ultrapassaram a barreira de 82 cubic inch (1340 cc) como a HDMC já fez ao lançar os Twin Cam de 88ci, 96ci, 103ci e a versão CVO de 110ci, sendo que estas duas últimas versões já contam com um radiador de óleo para ajudar a manter a qualidade do lubrificante.

O tradicional motor boxer BMW já vai contar com a versão com cabeçote refrigerado à água (tal e qual a patente já conseguida pela HDMC) neste ano. Esse recurso extra vai dar sobrevida ao motor boxer e acredito que a HDMC faça o mesmo para dar ao motor Twin Cam mais tempo em produção. Previsão para isso já há com o radiador e vaso de expansão disfarçados no engine guard dianteiro das Tourings.

A decisão sobre adotar ou não essa solução para os cabeçotes dos TC dependerá da engenharia da HDMC encontrar uma solução para um motor totalmente novo e mais adequado. Patente para um motor com refrigeração líquida já está pedida e continua pendente mostrando que a engenharia já trabalha nisso.

Vantagens dessa evolução: motores mais eficientes. Mais conforto para o piloto já que o motor deixa de aquecer tanto ao dissipar calor (ainda vai dissipar calor, basta perguntar a qualquer proprietário de V-Rod) e teremos um motor mais potente por deixar de perder potência por ser obrigado a usar uma mistura mais pobre para atender as normas. Em tese, o motor poderia ser menor e gerar tanta potência quanto os motores atuais, mas não acredito que a HDMC diminua muito o tamanho dos Big Twin que equipam as FL. Um novo motor pode ser menor o suficiente para esconder o vaso de expansão e bomba de água, disfarçando a colmeia do radiador, mas deve se manter no tamanho de 82 ci, mas aposto em 88 ci. Só o tempo para responder.

Poderá apresentar mais tarde um novo motor menor com refrigeração líquida dando continuidade aos motores Revolution nas famílias esportivas, mas essa é uma decisão ainda mais difícil já que os Evolution continuam cumprindo sua missão na família Sportster.

Desvantagens dessa evolução: mais peças e mais tecnologia envolvida atrapalhando a manutenção doméstica. Um vazamento de água pode ser algo bem complicado de resolver, principalmente se a bomba, radiador e vaso de expansão estiverem escondidos em algum nicho para não comprometer a estética tradicional das HDs.

Como sempre, vai caber a cada um a escolha de evoluir e depender ainda mais da fábrica ou manter as suas antigas rodando.

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