No sábado,
conversando sobre a postagem dos 110 evoluindo da HDMC, apareceu a pergunta
sobre o destino dos Twin Cam.
A HDMC vem
chegando ao final de um caminho com o Twin Cam: o motor refrigerado à ar. Com
as seguidas restrições de emissões de gases que vem sendo impostas fica cada
vez mais perto o prazo final desses motores.
Acredito
que o motor HD refrigerado à água será uma necessidade para se manter dentro de
um mercado cada vez mais preocupado com as emissões de gases.
Atualmente
a HDMC vem aumentando seus motores TC para poder restringi-los sem perda
notável da potência que os proprietários estão acostumados. Hoje os maiores
motores já encostam no limite de 120 cubic inch (2.0 l) e penso que esse
“número mágico” vai ser a chamada para o motor refrigerado à água.
Fabricantes
europeus já começam a reformular sua linha de motores refrigerados à ar e nem
sequer ultrapassaram a barreira de 82 cubic inch (1340 cc) como a HDMC já fez
ao lançar os Twin Cam de 88ci, 96ci, 103ci e a versão CVO de 110ci, sendo que
estas duas últimas versões já contam com um radiador de óleo para ajudar a
manter a qualidade do lubrificante.
O
tradicional motor boxer BMW já vai contar com a versão com cabeçote refrigerado
à água (tal e qual a patente já conseguida pela HDMC) neste ano. Esse recurso
extra vai dar sobrevida ao motor boxer e acredito que a HDMC faça o mesmo para dar
ao motor Twin Cam mais tempo em produção. Previsão para isso já há com o
radiador e vaso de expansão disfarçados no engine guard dianteiro das Tourings.
A
decisão sobre adotar ou não essa solução para os cabeçotes dos TC dependerá da
engenharia da HDMC encontrar uma solução para um motor totalmente novo e mais
adequado. Patente para um motor com refrigeração líquida já está pedida e
continua pendente mostrando que a engenharia já trabalha nisso.
Vantagens
dessa evolução: motores mais eficientes. Mais conforto para o piloto já que o
motor deixa de aquecer tanto ao dissipar calor (ainda vai dissipar calor, basta
perguntar a qualquer proprietário de V-Rod) e teremos um motor mais potente por
deixar de perder potência por ser obrigado a usar uma mistura mais pobre para
atender as normas. Em tese, o motor poderia ser menor e gerar tanta potência
quanto os motores atuais, mas não acredito que a HDMC diminua muito o tamanho
dos Big Twin que equipam as FL. Um novo motor pode ser menor o suficiente para
esconder o vaso de expansão e bomba de água, disfarçando a colmeia do radiador,
mas deve se manter no tamanho de 82 ci, mas aposto em 88 ci. Só o tempo para
responder.
Poderá
apresentar mais tarde um novo motor menor com refrigeração líquida dando
continuidade aos motores Revolution nas famílias esportivas, mas essa é uma
decisão ainda mais difícil já que os Evolution continuam cumprindo sua missão
na família Sportster.
Desvantagens
dessa evolução: mais peças e mais tecnologia envolvida atrapalhando a
manutenção doméstica. Um vazamento de água pode ser algo bem complicado de
resolver, principalmente se a bomba, radiador e vaso de expansão estiverem
escondidos em algum nicho para não comprometer a estética tradicional das HDs.
Como
sempre, vai caber a cada um a escolha de evoluir e depender ainda mais da
fábrica ou manter as suas antigas rodando.
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