terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dunlop muda o desenho do pneu dianteiro das Fats

Um dos calos das Fat Boy que usam os aros 17 polegadas é a baixa durabilidade dos pneus originais.

O pneu traseiro vem durando em média 14000 kms e os dianteiros estão chegando a 25000 kms. Isso representa uma perda em cerca de 30% em relação aos pneus de aro 16 polegadas ( 20000 kms para os traseiros e 40000 kms para os dianteiros).

Para amenizar isso, a Dunlop está aposentando o D407F, dianteiro original aro 17 e apresentando o D408F, com a promessa de maior durabilidade.

Acontece que esse novo modelo tem o desenho invertido em relação ao pneu antigo, como pode ser visto na imagem abaixo:



Bom, se o pneu vai durar mais isso é uma boa mudança, certo? Acho que não. A inversão no desenho vai piorar o desempenho da moto na chuva, pois ao invés de abrir caminho na água para diminuir a aquaplanagem da roda traseira, passa a jogar mais água no caminho da roda traseira.

E quem roda com as Fats mais novas sabe bem como essa menina gosta de "rebolar" no piso molhado.

A HD USA recomendou a seus revendedores que terminassem com seus estoques de pneus antigos para substituir pelos novos pneus. Aqui no Brasil, o pneu D407F já foi substituído pelo D408F e você não encontra mais o modelo antigo nas autorizadas.

Vai ficar a critério de cada um se vale a pena apostar no novo modelo ou mudar de marca quando chegar a hora de trocar o pneu.

7 comentários:

Marcellino Junior disse...

Boa tarde!

A minha Dyna está zerinho e veio com pneu Dunlop, entretanto, nos EUA, para 2010 irão usar um modelo da Michelin.

Pq a HD não optou por Michelin na Fat?

wolfmann disse...

Amigo, não dá para entender os motivos da parceria HD/Dunlop. É uma parceria antiga, tanto que a Dunlop tem uma série Harley-Davidson, onde a marca é estampada na lateral do pneu.
Mudanças no desenho e modelos normalmente são provocadas por evoluções.
Existem muitas queixas contra os pneus Dunlop e embora eu nunca tenha tido qualquer problema com os meus pneus (o pneu traseiro já foi trocado uma vez e o pneu dianteiro ainda é o original e a motocicleta já conta com 34500 km rodados), penso em trocar de marca na próxima troca quando trocarei pneus dianteiro e traseiro.
Pretendo colocar pneus Metzeler, se achar a medida original ou perto dela (se arrumar um pneu aro 16 maior que o 150 tentarei adaptar).

Marcellino Junior disse...

Olhei no site da Metzelder e a medida que você precisa eles tem. Resta encontrar um revendedor da marca que possua suas medidas. Provavelmente em SP.

Estou entrando nesse mundo agora, posso estar falando besteira, mas... o Michelin não é melhor ou tem a mesma qualidade que o Metzelder?

wolfmann disse...

Eu devo encontrar o Metzeler com alguma facilidade por aqui no Rio, as vezes é preciso quinze dias para entregar, mas ainda não tenho pressa nessa troca... com a média que venho fazendo só devo me preocupar com isso no meio do ano que vem.
Em resposta a sua pergunta, Metzeler é uma marca tradicional para as HDs, enquanto a Michelin começou agora a desenvolver uma linha para as HDs.
A princípio, uma marca será tão boa quanto a outra até que o uso dela mostre ou não qualidade.
Por exemplo: a Dunlop é tradicional fornecedora da HD, inclusive fabricando um série HD, mas o consenso é de que essa marca se comporta mal na chuva. Eu venho rodando até agora com a Dunlop e não tenho queixas sobre o comportamento na chuva, mas ainda não experimentei o Metzeler, marca que dizem ser muito melhor que a Dunlop.
Existem outras marcas com medidas que cabem nos aros das HDs como os Pirelli Route que também tem uma avaliação ruim da parte de outros colegas que rodam de HD.
O grande problema na hora de substituir os pneus gastos não é simplesmente encontrar a medida correta, mas deve-se levar em conta também que as HDs são motos que provocam esforços maiores nos pneus pelo seu peso e principalmente a forma de pilotagem.
Um pneu 200/55r17 é usado em várias esportivas e cabe na Fat Boy. O problema é o uso para que foi projetado esse pneu de esportiva: fazer curvas com o máximo de aderência e menor aderência para diminuir o arrasto quando estiver acelerando em reta.
Levando em consideração que uma HD precisa de tração em reta por conta do torque despejado na roda traseira e não precisa inclinar tanto quanto uma esportiva, o pneu projetado para uma esportiva, apesar de ter a mesma medida, vai se comportar muito mal na Fat pois vai tracionar mal e se desgastar muito rapidamente no centro deixando as laterais (onde a borracha tem maior aderência) praticamente sem uso.
A Michelin já faz pneus com medidas para serem usadas nas HDs há algum tempo (normalmente projetados para esportivas), mas somente agora disponibilizou no mercado uma série voltada para as necessidades das HDs e isso após ter fechado uma parceria com a matriz americana.
O resultado dessa parceria estará aparecendo em 2010, como você mesmo comentou, nas Dynas.
Como sua moto é zero, você provavelmente vai poder contar com mais essa opção de marcas quando for preciso trocar pneu.

Marcellino Junior disse...

Muito obrigado pela resposta!

Justamente, terei mais opções na hora da troca. Ja estou pesquisando para na hora de fazer a troca, fazer a escolha correta.

Gosto muito de seus comentários e tenho acompanhado o blog ja faz alguns meses, espero lhe encontrar em breve no HOG para conversarmos. Creio que serei o mascote do grupo!

Anônimo disse...

Acho que eu vi tarde os comentários a respeito de pneus e vc já deve ter feito a troca por um Metzeler. Eu usei eles na minha Fat e digo que realmente são muito bons pela aderência, porém altíssimo desgaste.
O meu traseiro, durou cerca de 5000km.
Abraço

William disse...

Tenho uma Fat Boy 2011. Realmente observei a mudança de desenho do D408F e fiquei intrigado. Um amigo que tem uma 2008 comentou que haviam montado meu pneu errado.
Já em relação do desgaste, dianteiro e traseiro terminaram juntos aos 15 mil km. Vou trocar agora por Michellin com a esperança de uma durabilidade maior...