quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vocês conhecem o "osmar"

Osmar... também conhecido pelo nome completo: osmar contatus, foi o responsável pelas falhas da FX na viagem a São Paulo.

A pane elétrica que apagava a moto tem origem em um mal contato na chave liga/desliga da softail FX. Como esse defeito aconteceu comigo, com menos gravidade pois apagava apenas os instrumentos e não a moto toda, acho importante que seja relatado para os leitores.

Parece ser recorrente o mal contato originado pelo desgaste e sujeira acumulados na chave liga/desliga das softail e touring. Esse mal contato acaba sendo relegado a segundo plano pois a primeira coisa que se pensa é um problema de bateria/alternador/regulador de voltagem ou ainda falta de faísca nas velas acarretada por problema no cachimbo ou no cabo de velas.

Portanto fica a dica: quando você tiver um problema "fantasma" do tipo poltergeist onde a sua softail toma vida e se recusa a ficar funcionando, gire a chave do contato com calma e verifique se ela fica em alguma posição que, apesar de estar na posição esperada, não liga a moto ou instrumentos.

A solução é rápida, devendo o console do painel ser retirado, a chave desmontada e os contatos limpos e reapertados, algo que deveria ser feito em revisão periódica, mas pelo visto não é feito.

No meu caso foi resolvido em quinze minutos na Brazil Custom, mas custou um fim de semana de preocupação ao João Correa ao tentar resolver na concessionária.

Mais uma vez surge a discussão sobre a validade de levar a moto nas autorizadas, já que esse defeito foi solucionado rapidamente por quem tinha muita experiência e levou dias para os "mechanicos" inexperientes que ainda estão sendo formados pelo Grupo Izzo.

Nenhum comentário: