terça-feira, 19 de agosto de 2008

Hora de comprar moto nova

O Grupo Izzo aumentou a sua tabela em Julho, mas está fazendo uma "liquidação" dos modelos 2008. Para se ter uma idéia, a Fat Boy está custando R$ 58.900,00 sem frete (acrescente R$ 2.700,00), mas com a nova promoção você pode comprar uma Fat Boy nova por R$ 52.000,00 com o frete sendo pago pela financeira (dependendo da financeira que você escolher).

Para dar água na boca da galera vou transcrever duas reportagens do UOL carros: são duas apresentações da Fat Boy e Deluxe, modelos no topo da tabela da famíla softail.

"Fat Boy 2008 mostra por que é o maior sucesso da Harley-Davidson no Brasil. Da Infomoto
Difícil não se sentir Arnold Schwaznegger como o "Exterminador do Futuro" na cena de perseguição do segundo filme da série (1991), quando se acelera a Harley-Davidson Fat Boy. Mesmo modernizada, a Fat Boy 2008 mantém a identidade visual que a transformou em um dos maiores sucessos de vendas da Harley desde que foi lançada, em 1990. Em 2007, foi o modelo da marca preferido entre os brasileiros: 676 unidades, segundo dados da Abraciclo, associação dos fabricantes do setor.

No início da década de 90, a Fat Boy foi lançada como uma resposta da marca à invasão de motos custom japonesas no mercado norte-americano. Em pouco tempo, a Fat Boy fez com que a Harley retomasse a liderança no segmento de motos acima de 750 cc. Essa "vitória" sobre as japonesas e o logo imitando o brasão da Força Aérea Americana contribuíram para o mito que a denominação do modelo vinha da união entre "Fat Man" e "Little Boy", nome das bombas atômicas lançadas sobre o Japão em 1945. Tal origem foi negada pela Harley.

INCONFUNDÍVEL.Mesmo para quem não conhece as diferenças entre os modelos Harley-Davidson, a Fat Boy tem visual inconfundível. Um enorme farol, montado sobre moldura metálica, guidão largo, grosso garfo telescópico e as rodas inteiriças de alumínio sempre foram marcas registradas do modelo, mesmo com as recentes modernizações. A última versão (testada) ganhou ainda nova rabeta, mais curta, e as rodas agora tem "bullet holes" (buracos de bala) vazados. O nome "garoto gordo" fica ainda mais justificado pelo enorme pneu traseiro de 200 mm, outra novidade. Integrante da família Softail, vem equipada atualmente com o motor Twim Cam 96B, de dois cilindros em "V" e 1584 cm³ de capacidade, refrigerado a ar, e alimentado por injeção eletrônica. Em conjunto com o câmbio de seis marchas -- com a sexta over-drive, indicada pelo numeral "6" aceso no simples painel sobre o tanque -- oferece torque à vontade, atingindo mais de 12 kgfm a apenas 3.300 rpm. Uma delícia para se rodar na estrada sem trocar de marcha.Além disso, o motociclista ainda se aproveita do confortável banco em forma de sela e da posição de pilotagem bastante relaxada com os braços esticados e as pernas apoiadas sobre duas grandes plataformas. Nesse momento é que se percebe porque as HD, e mais especificamente a Fat Boy, são praticamente um mito entre os estradeiros. Sobra conforto, o motor esbanja "força", e tem-se a sensação de poder rodar por muitos e muitos quilômetros."Se a estrada for um pouco sinuosa, mas de asfalto bom, a Fat Boy também não enfrenta problemas. Mesmo pesando 324 kg (em ordem de marcha), o modelo parece bailar nas curvas de alta, graças ao bem acertado conjunto ciclístico -- balança oscilante com dois amortecedores (escondidos) atrás e garfo telescópico na frente. O único incômodo fica por conta das pedaleiras plataformas, que insistem em raspar no asfalto. Claro que a Fat Boy não tem a agilidade para os saltos e curvas protagonizados no filme, mas tem mais agilidade que muitas outras motos Harley.(por Arthur Caldeira)


FICHA TÉCNICA
Motor: Bicilíndrico em "V", Twin Cam B 96, refrigerado a ar
Cilindrada: 1584 cc
Transmissão: Correia dentada, câmbio de seis velocidades
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Ignição: Eletrônica (CDI)
Partida: Elétrica
Suspensões:
Dianteira: Garfo telescópico com 41,3 mm de diâmetro x 130 mm de curso
Traseira: Bichoque, com regulagem na pré-carga e 109 mm de curso
Freios:Dianteiro e traseiro com disco com 292 mm e quatro pistões
Rodas e pneus:
Dianteiro Liga-leve - D407F 140/75R17 67V
Traseiro Liga-leve - D407 200/55R17 78V
Potência: não declarada
Torque: 12,24 kgfm a 3.300 rpm
Preço: R$ 58.900"


"Harley-Davidson Deluxe chama atenção com seu estilo retrô a R$ 57.900. Da Infomoto
HD Deluxe é feita para curtir cada momento da paisagem, sem pressa.
Sábado, 2 de agosto. Mais de 200 harleyros rodaram 160 quilômetros de São Paulo até Aparecida, que fica no Vale do Paraíba, para acompanhar a missa comemorativa dos 80 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para esta missão sacra foi convocada a HD Softail Deluxe, a moto mais retrô da linha norte-americana, à venda no Brasil, que custa cerca de R$ 57.900,00. Com pista livre o tempo inteiro, já que o grupo foi escoltado pelos batedores da PRF, a Deluxe desfilou tranquilamente pela rodovia Presidente Dutra. No melhor estilo anos 50, essa Harley chama a atenção pelo seu visual: pintura em duas cores, pneus faixa branca, faróis auxiliares, pedaleiras plataforma para o piloto, pára-lamas encorpados, lanterna traseira estilo "capelinha", banco tipo sela e muitos cromados.

Na parte ciclística, receita tradicional: garfo telescópico na dianteira e amortecedores hidráulicos montados horizontalmente e escondidos sob o motor. Na estrada, o conjunto atua em perfeita harmonia, respondendo bem às irregularidades do piso. Como esta moto não foi feita para correr, mas sim para curtir cada momento, cada paisagem, a HD Deluxe conta com disco simples em ambas as rodas. O sistema está de acordo com sua proposta estradeira e mais "easy-rider".

MOTORIZAÇÃO.A moto está equipada com o tradicional motor "V2" da Harley-Davidson. O propulsor, todo cromado, esbanja força: são 12,23 kgfm de torque máximo já nas 3300 rpm. Ou seja, a moto tem muito torque em baixas rotações, nas arrancadas, como também nas retomadas. Neste passeio até Aparecida, a moto rodou na velocidade de cruzeiro de 100 km/h. Para ajudar nesta missão, o Twin Cam 96, de 1584 cm³, conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades. É o mesmo propulsor que equipa a linha Touring (Road King, Electra Glide e Ultra Classic), apoiado em coxins e sem balanceiro o que faz a vibração em marcha lenta ser minimizada com a moto em movimento. Detalhe: a sexta é overdrive, ou seja, na última marcha parece que acalma o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto e economia. Falando nisso, o consumo médio foi de 20 km/l.

CONFORTO.Para quem está pilotando, a moto é bastante confortável. O motociclista vai sentado em um belo banco tipo sela, de espuma densa, e pode ficar horas sobre essa máquina. Já a garupa, coitado de quem vai. A carona fica se equilibrando sobre uma "marmita", com espuma dura e estreita. Ainda bem que a HD têm uma infinidade de acessórios para deixar a Deluxe mais "família". Se você viaja sempre acompanhado, a dica é substituir o banco original por outro mais largo, como o da Fat Boy. Além disso, a instalação do encosto (sissy-bar) pode deixar a viagem mais prazerosa. Como item de série, a Deluxe traz um prático bagageiro. Já no painel de instrumentos, colocado sobre o tanque de combustível, o motociclista terá várias informações: velocímetro eletrônico com hodômetro total e dois parciais, relógio, farol alto, luzes indicadoras do ponto morto, de baixa pressão do óleo e reserva; piscas, luz de diagnóstico do motor, sistema de segurança e sexta marcha (overdrive). Quando acionada, o número "6" aparece no canto inferior direito do painel. A moto tem garantia de dois anos sem limite de quilometragem. A primeira revisão é feita com 1.600 km; as seguintes, a cada 8.000 km.(por Aldo Tizzani)


FICHA TÉCNICA
Harley-Davidson Softail Deluxe
Motor: Dois cilindros em V, Twin Cam 96, 1584 cm³, refrigerado a ar.
Torque máximo: 12,23 Kgfm a 3300 rpm.
Diâmetro e curso: 95,3 mm x 111,1 mm.
Injeção: Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI).
Compressão: 9.2:1.
Partida: Elétrica.
Câmbio: Seis velocidades.
Transmissão: correia dentada.
Tanque: 18,9 litros.
Chassi: Aço tubular de secção quadrada na trave principal.
Suspensão:
Dianteira: Telescópica, com 130 mm de curso.
Traseira: Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 109 mm de curso.
Freios:Dianteiro: Disco simples de 292 mm, com quatro pistões.
Traseiro: Disco simples de 292 mm, com dois pistões.
Rodas e pneus:
Dianteiro: D402F MT90-16 72H, Dunlop, com faixa branca.
Traseiro: D402 MU85B16 77H, Dunlop, com faixa branca.
Dimensões: 2400 mm (comprimento), 980 mm (largura), 1115 mm (altura), 1635 mm (entre-eixos); 622 mm (altura do assento) e 122 mm (altura do solo).
Peso: 313 Kg.
Cores: Vivid Black; Black Pearl; Dark Blue Pearl; Crimson Red Sunglo; Candy Red Sunglo; Suede Blue Pearl & Vivid Black; White Gold Pearl & Pewter Pearl; White Gold Pearl & Black Pearl.
Preço: R$ 57.900."

Estão aí duas sugestões de motos novas.

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