domingo, 31 de agosto de 2008

andar na chuva

Fim de semana molhado, atrapalhando o passeio à Penedo e vale a pena republicar o post sobre andar na chuva. Cuidados pequenos que ajudam a prevenir grandes problemas;

"A velocidade deve ser compatível com a pista e uma forma de se orientar é usar os espelhos e verificar se os seus pneus estão deixando trilhas na pista molhada, no momento em que deixa de ver a sua trilha aumenta exponencialmente a possibilidade de aquaplanagem.

A mudança de pista molhada/seca costuma ser traiçoeira assim como a passagem em diferentes tipos de pista molhada, como exemplo o asfalto rugoso/liso presente em vários trechos da Dutra ou a passagem sobre as faixas pintadas e tampas metálicas. No pedágio deve ser aumentado o cuidado com a faixa entre os pneus dos automóveis porque além dos resíduos naturais que alguns carros antigos deixam (óleo e gasolina), a mistura deles com a água da chuva costuma ser um susto certo. Não custa nada você parar e colocar a moto no descanso para procurar o dinheiro para efetuar o pagamento, melhor demorar um pouco do que pagar mico de deixar a moto tombar na cabine do pedágio.

Água acumulada e poças de água são grandes esconderijos de buracos submersos e bocas de drenagem das vias, não custa evitar passar nelas. Além de manter as botas mais secas, é lógico.
Curvas e lombadas também costumam trazer alguns sustos porque não se sabe o que vai aparecer, portanto não custa entrar tracionando a moto e evitar freadas bruscas.
No trem, lembre de fazer a sinalização com antecedência. Não adianta sinalizar para diminuir a marcha quando se está freando a moto.

Se tiver que parar no acostamento lembre-se que a parte com grama, barro ou terra pode estar fofa e na hora de apoiar a moto ela pode afundar e tombar, portanto desça a moto no solo segurando-a até ter certeza que está em solo firme.

No mais é cautela usual, atenção redobrada e lembrar que quando se viaja de Harley é importante é curtir o passeio para curtir melhor o destino final."

Nenhum comentário: