Quando fui buscar os números da ABRACICLO para o primeiro quadrimestre de 2024 percebi que ficou faltando fechar 2023.
Como esquecimento acaba virando dívida, vou pagar a dívida agora: em 2023 não houve surpresa e a BMW fecha o ano em primeiro lugar entre as montadoras do segmento premium, seguida pela Triumph, Harley-Davidson e Ducati.
Vamos aos números: BMW produziu 13.905 unidades e não atingiu a meta de 14.000 unidades que o terceiro trimestre de 2023 apontava.
A Triumph produziu 6.781 unidades e ficou bem abaixo da meta de 7.500 unidades que o terceiro trimestre de 2023 indicava.
A Harley-Davidson produziu 1.632 unidades e performou pior que a duas primeiras ficando quase 20% abaixo do números que o terceiro trimestre de 2023 apresentava.
A Ducato produziu 1.232 unidades e também ficou abaixo da meta indicada pelo terceiro trimestre de 2023.
Conclusão? O ano 2023 refletiu bem a economia em compasso de espera.
O top ten da HD de 2023 ficou assim: Fat Boy (240 unidades), Nightster (186 unidades), Sportster (185 unidades), Road Glide Limited e Breakout (138 unidades), Road Glide Special, Road King Special, Street Glide Special e Heritage Classic (108 unidades) e a Limited (84 unidades) fecha a lista.
A Pan America ficou com o troféu mico do ano em 2023 (43 unidades) e a Low Rider S (42 unidades) perdeu espaço com a entrada no catálogo da irmã "estradeira" Low Rider ST (66 unidades) mostrando que o fator novidade sempre tem peso.
A política de motos diferenciadas se mantém viva com a venda total do lote de CVO Road Glide Limited (30 unidades).
No primeiro quadrimestre de 2024 mostra metas ligeiramente superiores aos números finais de 2023: BMW produziu 4.925 unidades (meta de 14.700 contra 13.905 produzidas em 2023), Triumph produziu 3.002 unidades (meta de 9.000 unidades contra 6.781 produzidas em 2023), Harley-Davidson produziu 708 unidades (meta de 2.100 unidades contra 1.632 produzidas em 2023) e Ducati produziu 371 unidades (meta de 1.100 unidades contra 1.232 produzidas em 2023).
A Ducati é a montadora mais pessimista neste início de ano e a Triumph a mais otimista: vamos ver se confirmam.
O top ten, na realidade um top eleven por conta dos empates, da HD em 2024 começa assim: Pan America (120 unidades), Street Glide e Road Glide (72 unidades), Fat Bob e Heritage (66 unidades), Sportster S e Breakout (54 unidades), Road Glide Limited (48 unidades), Ultra Limited (42 unidades), Fat Boy e Low Rider ST (36 unidades).
A Low Rider S e a Road King Special iniciam mal o ano com apenas 6 unidades produzidas e no núcleo das diferenciadas CVO a CVO Road Glide Limited ainda não aparece na tabela e as Road Glide com o motor 121 VVT (CVO Road Glide e CVO Road Glide ST) já estão perto da metade do lote a ser fabricado.
Acredito em uma recuperação da Road King Special, mas acho que a Low Rider S está em seu último ano: o modelo já foi superado pela irmã ST e esse ano o modelo ST já aparece no top ten enquanto a LRS teve suas primeiras seis unidades produzidas em abril, passando todo o primeiro trimestre sem entrar na linha de produção.
E vale ressaltar a grande produção da Pan America se deve a uma dedicação exclusiva da Harley-Davidson em janeiro: foi o único modelo que aparece no quadro de produção da ABRACICLO, demonstrando uma ação bem fora do padrão Harley-Davidson na fábrica de Manaus. Vamos ver o que vai aparecer para a Pan America depois de um 2023 sofrível.
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