Um dos atrativos para quem gosta de preparar o motor HD é pertencer ao "clube dos 100hp" e isso dava trabalho nos Twin Cam.
Apenas para dar um exemplo, o TC88 que equipou as HDs até 2006 rendia 60hp e com Stage I remapeado chegava nos 70hp, que o TC96 entregava na regulagem standard.
O primeiro TC que chegou no "clube dos 100hp" com regulagem standard foi o TC110 que equipou os modelos CVO. O TC110 era um TC103 HO com stage IV (mudança de filtro/escape/comando de válvula e pistons).
Hoje o Revolution Max já entrega 150hp na Pan America e 119hp na Sportster S (a Nighster tem um motor menor e entrega 89hp), mas isso é um motor com refrigeração a agua que vem do projeto Nova da década de 80 e foi sendo aprimorado ao longo do tempo.
O Milwaukee 8 é a última evolução do motor HD tradicional refrigerado à agua e nasceu com 107ci e entregando 82hp, mas esse motor já foi aposentado.
Na linha de montagem temos as versão 114ci, 117ci e 121ci.
O M8 114 ci nasceu entregando 87hp e ainda equipa a Road Glide Limited e a Ultra Limited, mas já tem novas versões que entregam de 94 ou 95hp, dependendo do mapa de injeção. A HD declara que a Heritage Classic e a Fat Boy tem potência de 94hp, a Fat Bob, a Breakout, a Road King Special, a Road Glide Special e Street Glide Special tem potência de 95hp.
Para entrar no clube dos 100hp, as motos equipadas com o M8114 que tem versão mais nova precisam de mera troca de filtro de ar e escape, além de remapear para as novas condições. Ficou bem mais barato entrar nesse clube.
O M8 117 já é "membro honorário" do clube dos 100hp: entrega 97hp na versão mais antiga que equipa as Low Riders S e ST e já está dentro do clube com a versão mais nova que motoriza a nova Road Glide, entregando 107hp com regulagem standard.
Não li nada, mas pela experiência que tenho na preparação doméstica das HDs, acredito que a mera troca de escape por um escape mais livre já solta os cavalinhos necessários para dar diversão e se manter no clube dos 100hps.
Os modelos CVOs costumam já trazer uma regulagem esportiva, mas em termos de potência a estrela do catálogo decepciona: a CVO Road Glide Limited usa o motor M8 117ci que entrega menos que a nova Road Glide. São 106hp, ou seja, dá para melhorar essa brincadeira.
Agora temos a versão mais desenvolvida do M8: o 121VVT. Usando novos pistões e novo comando de válvulas com tempo variável de abertura, permitindo uma queima mais eficiente da mistura, esse motor sai de fábrica entregando 118 hp na versão Road Glide e 126hp na versão Road Glide ST.
A versão que motoriza a CVO Road Glide ST é base para os competidores da King of Baggers e pode crescer até 131hp e chegar acima dos 150hp (números estimados pela imprensa especializada).
Estamos vendo nascer um novo patamar para os preparadores profissionais de motores HDs.
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