A ABRACICLO publicou os números finais de produção de seus associados e 2021 termina sem surpresas com a BMW liderando o segmento de motos premium, seguida pela Triumph, Harley-Davidson e Ducati.
A BMW produziu 10.767 unidades, menos 3,19% em relação a 2020 (11.122 motos produzidas) e seu carro chefe continua sendo a família GS: a GS1250 nas duas versões foi responsável por 41% da produção total e a família (GS310, GS750, GS850 e GS1250) respondeu por 84% da produção total.
A Triumph produziu 5.137 unidades, um aumento de 28,84% em relação a 2020 (3.987 motos produzidas) e a exemplo da BMW, seu carro chefe continua sendo a Tiger, que em suas duas versões foi responsável por 83% da produção total.
A Harley-Davidson teve outro ano de baixa produção com 2.178 unidades, encolhendo 35,84% em relação a 2020 (3.395 motos produzidas) e esse ano a Fat Bob bateu a Fat Boy e puxa a produção da marca com 22% da produção total, produção bem similar a da Fat Boy que responde por 20% da produção total.
A Ducati produziu 994 unidades, menos 10,05% em relação a 2020 (1.105 motos produzidas) e seu carro chefe continua sendo a Diavel, responsável por 31% da produção total.
O números finais da Harley-Davidson mostram a Fat Bob como o modelo mais produzido com 474 motos, a Fat Boy vem em seguida com 432 motos, Road Glide Limited com 270 motos, Ultra Limited com 228 motos, Heritage com 174 motos, Sport Glide com 150 motos, Road King Special com 138 motos, Breakout com 126 motos, Road Glide Special com 102 motos e fechando a lista a Street Glide Special com 84 motos. A Low Rider S esteve a venda nos dealers por todo o primeiro semestre queimando o encalhe de 2019/2020 já que não foi produzida em 2021.
A Royal Enfield não está associada à ABRACICLO e só tenho acesso aos números da marca através da FENABRAVE.
Os números de emplacamentos da FENABRAVE mostram a BMW com 11.904 emplacamentos (um aumento de 13,95% em relação a 2020 - 10.447 motos emplacadas), Royal Enfield aparece em segundo com 6.538 emplacamentos (aumento de 171,96% em relação a 2020 - 2.404 motos emplacadas), Triumph vem em terceiro com 5.049 emplacamentos (aumento de 3,15% em relação a 2020 - 4.895 motos emplacadas), Harley-Davidson aparece em quarto com 2.339 emplacamentos (queda de 37,41% em relação a 2020 - 3.737 motos emplacadas) e a Ducati fecha o segmento com 1.060 emplacamentos (queda de 1,03% em relação a 2020 - 1.071 motos emplacadas).
A combinação de números de produção com emplacamentos mostra a Harley-Davidson praticamente zerando o estoque produzido e terminando com o encalhe de 2020, dentro da estratégia de escassez para aumentar a demanda.
Em breve teremos as motos fabricadas nas lojas e já se fala em um aumento médio de 15%. Acredito que os dealers vão manter a tabela atual até seus estoques esvaziarem. Para quem quer moto zero, é bom ficar atento.
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