domingo, 1 de dezembro de 2019

Softail Low Rider S: herdeira das Dynas?

Quando a HDMC trouxe os novos M8 para a família Softail e decretou o fim da família Dyna muitas proprietários romperam com a HDMC.

A exclusão da família Dyna deixava muitos fãs inconformados por não encontrarem nada que pudesse ter o apelo da mítica FXR e sua sucessora Dyna, mas parece que isso mudou.

Desde o lançamento da Low Rider S eu venho lendo muitos elogios e projetos para a compra do modelo de proprietários de modelos da família Dyna.

Dan Morel já comprou a dele e disse que a HDMC acertou em cheio no modelo e quem conhece o Dan sabe que ele é bem apegado às tradições (atualmente tem uma Sporster Low 2006 e uma Dyna Evo 1999). Espero para breve o relato dele sobre a Low Rider S.

Enquanto o relato não vem e o meu pé não permite fazer test ride no modelo, vou transcrever a postagem do forista do Fórum Harley MarcioCVital fez ontem sobre o modelo, que pegou no dealer de BH.

Bom galera, acho que já dá pra colocar umas impressões da motoca...
Quem acompanha o fórum aqui a mais tempo sabe que eu tinha uma Dyna Street Bob (2015), e que acabei vendendo ela e ficando com uma Bonneville T100. Na época ponderei várias coisas e achei que ficar com a Bonnie foi uma decisão muito boa, curtia muito a moto mesmo e não tinha intenção de trocar por agora.
Mas foi ver a LRS e andar nela, e... Fudeu...
Não tinha andado nessas novas softails ainda, mas nas antigas eu já andei em praticamente todas... Na época do meu finado blog, o BHRiders, eu tinha acesso a todas as motos da CC e andei em praticamente todas as HDs que tinham aqui. Estou citando isso pra dar o contexto que essa é simplesmente a melhor HD que eu já andei. Acho que a HD se superou nessa, mas como sempre os caras vacilam em umas coisas bobas.
Vamos aos pontos:
Estética:
Achei a moto simplesmente linda! Pra quem gosta dessa linha Dark Custom então. Gostei muito do acabamento das peças, da pintura do tanque, da carenagem do farol. As rodas de liga com tom de cobre ficaram lindas. Bacana também o farol de Led e a lanterna traseira.
O velocímetro e contagiros ficaram bem legais no painel.
No geral devo mexer bem pouco na moto... Além das coisas que já alterei, não tem muito o que fazer mesmo, a moto é linda toda original.
Pontos negativos: As manetes prata destoam do conjunto (tanto que já troquei por pretas). O suporte da placa: podia ser embaixo da lanterna traseira (eu já entortei e deitei um pouco pra ficar menos feio).
Só com a chuva de ontem já deu aquela famosa infiltração de humidade no velocímetro, não dá pra entender como a HD não consegue selar essa merda direito... Foda-se, já vou acionar a garantia na semana que vem. (PS: a minha Bonnie tb tinha esse problema hahahaha, e minha Dyna tb, aliás, acho que toda HD tem isso).

Motor:
Forte pra karaleo esse 114. Tem um torque absurdo e vc tem que tomar cuidado pra moto não te jogar pra trás!
Ponto negativo: achei que a refrigeração líquida ia melhor a questão da temperatura, mas não, continua esquentando pra cacete! O escapamento tem som de kombi/fusca, então devo trocar as ponteiras e remapear, deve melhorar um pouco a temperatura e ter som de HD mesmo.

Câmbio:
Normal de HD, a primeira dá aquele tranco que parece que tá quebrando a moto!!! O neutro entrou bem fácil, sem problemas.

Freios:
Melhorou muito mesmo, nada daquele freio borrachudo das HDs que eu já andei. Achei que ela freia muito bem mesmo!

Ciclística:
Tb melhorou bastante! A moto é bem ágil na cidade e curva muito bem na estrada. Entrei em curvas a 120, 130 sentindo bastante segurança. Numa reta grande dei uma esticada, 180, 190 e a moto ficou bem estável, chegou fácil nessa velocidade inclusive.

Conforto:
Gostei bastante da suspensão e do banco. As pedaleiras são um pouco altas, mas não me incomodou. Talvez para uma pessoa mais alta não fique muito confortável, pois os joelhos vão ficar mais altos (tenho 1,72).
O guidão e riser pra minha altura ficaram bem bacanas tb, acho que nem vou mexer.

Acho que é isso! To apaixonado por essa moto!  [endoidei] [endoidei] [endoidei]
Qualquer dúvida é só falar!!!
  
Ele postou fotos da moto dele e realmente as mudanças estéticas que fez (descritas no post) ficaram muito boas.

A Low Rider S e as novas Tourings com seu Reflex™ Defensive Rider System (RDRS) prometem serem as estrelas para 2020. A Low Rider S já está cumprindo seu objetivo.

4 comentários:

Bira disse...

Fala Wolf,

Acho que nosso amigo Márcio se enganou sobre um pequeno detalhe:

refrigeração líquida?

wolfmann disse...

com certeza. O M8 nas softails tem radiador de óleo e talvez isso tenha levado ao erro, mas vale como primeira impressão, principalmente porque na época da postagem o Márcio era o segundo a ser proprietário de Low Rider S.

A primeira foi vendida ao Dan Morel em Santos.

ricardo barhum disse...

salve,paz e bem!explique-me por favor ,o que faz a Softail Slim ser desconfortavel para viagens mais longas? e a Low Rider é mais confortavel?
Vou ficar melhor servido considerando peso,altura e conforto?

wolfmann disse...

O conforto é sempre uma questão de ergonomia e sempre muito pessoal.

Eu andei na Slim e gostei. Tive uma adaptação muito fácil à posição de pilotagem e não acredito que seja desconfortável viajar com ela.

Não andei na Low Rider, mas de cara faria alterações na ergonomia dela para meu uso: não gosto de comando central e a altura do guidão também não me agrada, seriam ítens que trocaria ou ajustaria para melhorar meu uso.

Entre a Slim e a Low Rider temos algumas diferenças interessantes: o motor e as suspensões são mais esportivos e vão deixar a moto mais dura e com respostas mais agressivas.

Como parâmetros, tenho 1,72m e estou pesando 74kg. Quando usei a Slim estava bem mais pesado (perto dos 90 kg).

Faça a sua comparação.