Windshield é um acessório que costuma ser do tipo "ame ou deixe". Se o conforto para enfrentar viagens de longo curso e com velocidades de cruzeiro acima dos 100 km/h é bem conhecido, a quebra do estilo da motocicleta ao ver aquela "parede de vidro" é algo a ser evitável.
Temos o meio termo do windshield destacável que muitos usam normalmente, principalmente na família Touring da Harley-Davidson.
Além do windshield tradicional, também temos as carenagens de guidão que servem como anteparo do vento frontal e em alguns casos melhoram a aerodinâmica da motocicleta. É certo que para uma melhora sensível no arrasto provocado pelo vento frontal é preciso uma carenagem de área menor obrigando ao piloto ficar em uma posicão racer ao invés da tradicional posição custom que estamos acostumados nas HDs.
O tamanho da carenagem ou windshield tradicional será sempre inversamente proporcional ao ganho aerodinâmico, ou seja, quanto maior a "parede", maior será o conforto e menor será o ganho aerodinâmico.
E o uso? Como fica?
Eu experimentei usar o windshield tradicional e usei uma Street Glide por dois anos. Tem semelhanças, mas também tem diferenças.
A maior semelhança é o conforto que proporciona. Você pode acender um cigarro atrás de um windshield porque não existe vento frontal atingindo sua face (dependendo da altura do windshield). O uso proporciona menos cansaço em viagens longas por você não estar se "segurando" no guidão para enfrentar o vento frontal.
E a maior diferença é o prejuízo da visão próxima que eles proporcionam. O windshield tradicional atrapalha muito menos a visão do solo junto à roda dianteira que o morcegão, deixando mais fácil desviar de buracos e problemas de piso. No morcegão você está sempre vendo o piso cerca de dois metros da roda dianteira e muitas vezes isso atrapalha na hora de desviar.
Essa característica foi fundamental para voltar a usar uma moto sem morcegão: simplesmente não me adaptei à perda da visão próxima e o uso de uma bolsa de viagem "sentada" na garupa ameniza muito o confronto com o vento frontal.
Sem falar que a moto fica muito mais bonita sem o windshield.... Portanto se você preza mais o estilo que o conforto, esqueça o windshield.
Nenhum comentário:
Postar um comentário