Sempre que um modelo novo aparece no mercado ou a fábrica decide "renovar" um modelo tradicional na busca de novos mercados se imagina que a reposição de partes e peças de desgaste por uso tenha sido equacionada.
Com a nova Fat Boy parece que a HDMC equacionou mal a reposição de pneus.
A Fat Boy é um modelo tradicional, nascida em 1990 pela mão de Willie G Davidson, imortalizada por Arnold Schwarzenegger no filme Exterminador do Futuro e que vem sendo modernizada conforme as pesquisas de mercado que a HDMC faz.
O modelo atual foi lançado em 2018 e é totalmente novo em relação ao modelo tradicional da década de 90 e o modelo renovado em 2007, ou seja, não existe equivalência entre as unidades que são maioria no mercado e as novas unidades vendidas a partir de 2018 e isso traz um problema para quem precisa de peças de reposição pois o mercado after market ainda não se encontra preparado para atender demandas específicas, exceto escapes.
É certo que a Fat Boy compartilha várias peças de reposição com outros modelos da família Softail lançada em 2018, mas é um modelo que tem algumas peculiaridades como o tamanho dos pneus.
O pneu traseiro já é uma medida conhecida do mercado after market pelo uso na Breakout, mas o pneu dianteiro é totalmente novo deixando o proprietário atrelado à fábrica e a seus dealers.
Isso já vem se tornando um problema para quem precisa trocar os pneus, pois o dianteiro vem tendo vida útil menor que a vida útil do pneu traseiro, além de ser curta: em média 12000 kms para o dianteiro e 15000 kms para o traseiro.
Quando você cota o pneu dianteiro para reposição no dealer, porque não encontra similar em outras marcas, vê valores absurdos (de R$2.500,00 a R$4.000,00) e não tem para pronta entrega.
E não é um problema recente: em agosto de 2018 já apareceu a primeira reclamação no site Reclame aqui sobre o tempo para entrega do pneu dianteiro.
E o problema vem se arrastando de tal forma que já existem proprietários usando pneu traseiro, cuja medida pode ser encontrada no mercado (o ME880 traseiro tem a mesma medida), no lugar do pneu dianteiro seja pelo menor valor ou seja por não ter o pneu para pronta entrega.
E o problema vem se arrastando de tal forma que já existem proprietários usando pneu traseiro, cuja medida pode ser encontrada no mercado (o ME880 traseiro tem a mesma medida), no lugar do pneu dianteiro seja pelo menor valor ou seja por não ter o pneu para pronta entrega.
Vale a pena manter sua Fat Boy Twin Cam por mais algum tempo antes de trocar na Fat Boy M8 e ver como o problema será resolvido.
4 comentários:
Encomendei no site J&P Cycles (eles despacham pro Brasil) o dianteiro da FatBoy nova (160/60R18): US$185 + US%62 de frete + R$588 de Imposto de Importação pago pelo site dos Correios. Total em reais R$1.677 (levaram exatos 30 dias desde a compra até recebê-lo em minha casa). Na AutoStar, fizeram o pneu por R$3.000,00...
Carlos Albuquerque.
A HD Peças já está vendendo o pneu dianteiro original da FAT BOY. Salvo engano o valor é abaixo de 2.000 mil reais.
Boa tarde, Wolfmann! Vc postou esta resposta aí em baixo para alguem em um outro canal. Comprei uma fat boy 2019 e já sei que terei o mesmo problema.
Onde é a Brazil Custom? Obrigado!
Eu mandei fazer uma pequena proteção em aço, uma espécie de grampo, que impede a garupa de encostar no escapamento. A Brazil Custom aproveita a idéia e está fazendo e vendendo esses grampos.
Brazil Custom fica ao lado das capelas do cemitério São João Batista em Botafogo.
O endereço é Real Grandeza 483.
Eles tem página no Facebook e você pode deixar mensagem.
Postar um comentário